Cade aprova fusão da ALL com Rumo Logística, mas impõe restrições

Publicado em 11/02/2015 14:18

LOGO REUTERS

Por Nestor Rabello

BRASÍLIA (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira a fusão das transportadoras ALL e Rumo Logística, controlada pela Cosan Logística, mas impôs restrições que incluem garantias de isonomia na prestação de serviços a concorrentes.

Os conselheiros do órgão de defesa da concorrência acompanharam o voto do relator Gilvandro de Araujo, que recomendou as restrições, as quais incluem garantia de acesso de concorrentes aos terminais da Rumo em Santos, o maior porto do Brasil.

As restrições visariam atender outros produtores e negociantes de açúcar e de grãos, que estavam preocupados com a possibilidade de o acordo entre ALL e a Rumo --controlada da gigante do setor de açúcar Cosan-- monopolizar o acesso ferroviário ao porto de Santos.

A fusão foi fortemente questionada por representantes de setores do agronegócio brasileiro.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que representa o segmento de soja, o principal exportador de commodities agrícolas do país, afirmou na época do anúncio da fusão que a união representava "concentração de poder" de mercado da empresa resultante.

Representantes da Abiove presentes à sessão de julgamento da operação no Cade não comentaram a aprovação do negócio imediatamente. A associação ainda está avaliando os termos da decisão do órgão.

A operação entre ALL e Rumo envolve a formação de uma gigante do setor de logística no Brasil avaliada em cerca de 11 bilhões de reais e prevê o encerramento de disputas judiciais entre ambas as companhias em torno de contratos de transporte de commodities.

O relator também citou impedimentos a executivos da Cosan de assumirem cargos de direção na nova empresa.

As ações da ALL e da Cosan Logística, que já vinham sinalizando desde a semana passada a expectativa dos investidores sobre a aprovação da operação anunciada no início do ano passado, voltaram a mostrar alta expressiva nesta quarta-feira.

Os papéis da ALL chegaram a atingir um pico de valorização de cerca de 11 por cento e as ações da Cosan Logística tiveram máxima de 13 por cento. Por volta das 14h55, a ação da Cosan Logística subia mais de 9 por cento, enquanto a da ALL avançava 7,6 por cento.

Analistas do Bank of America Merrill Lynch afirmaram que a aprovação é positiva para as companhias e as medidas restritivas ficaram em linha com as expectativas.

CONCORRÊNCIA, NÃO ESTRUTURA

Durante a sessão, o relator do processo afirmou que, ao contrário do que pediam as partes contrárias à fusão, a função do Cade é olhar para o cenário concorrencial, e não de regulação do mercado, e por isso as medidas não poderiam ser estruturais.

"O controle previsto ao Cade pode e deve ser exercido e observando sua função complementar", declarou Araújo, afirmando posteriormente que enviará a decisão à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e também à Antaq, que regula o transporte aquaviário.

Isso, segundo o relator, para auxiliar as reguladoras nos processos futuros de mercado que se assemelhem com o caso julgado nesta quarta.

"O presente acordo não deve ser tomado como mais um instrumento normativo. O acordo tem de ser cumprido com eficácia completa", afirmou Araújo.

De acordo com ele, o não cumprimento das medidas impostas pelo órgão antitruste poderá levar à revisão do acordo.

CONCORRENTES

Antes da aprovação da fusão, a superintendência-geral do Cade chegou a recomendar no final de dezembro a impugnação do negócio, afirmando que o acordo poderia gerar riscos de limitação de acesso à infraestrutura da nova empresa, assim como práticas discriminatórias em relação aos demais usuários, apesar dos potenciais efeitos benéficos em termos de ampliação da capacidade ferroviária.

Porém nesta quarta-feira o Cade determinou que a nova empresa tenha contratos separados de prestação de serviços para impedir fechamento de mercados concorrentes.

Segundo a ALL, os termos do acordo de união das empresas com o Cade têm validade de até sete anos.

A nova companhia, além de garantir acesso de concorrentes a terminais da Rumo no porto de Santos, terá de criar um supervisor para garantir isonomia da empresa na prestação de serviços.

O presidente da Cosan, Marcos Lutz, afirmou que as condições impostas pelo Cade para a aprovação da fusão não atrapalham a capacidade da empresa de crescer e investir no setor.

"A nossa visão é de que essa decisão dá conforto aos usuários que querem garantia de que essa estrutura (ALL-Rumo) será usada de forma igualitária no mercado, mas por outro lado permite também que a nova companhia mantenha seus planos de expansão que são muito importantes, inclusive para esses usuários", disse Lutz a jornalistas após a aprovação do negócio.

(Reportagem adicional de Paula Laier, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário