Novo terminal no Maranhão carrega 1º navio com soja na próxima semana

Publicado em 03/03/2015 17:00

LOGO REUTERS

Por Gustavo Bonato

SÃO PAULO (Reuters) - O primeiro navio do novo terminal de grãos Tegram, em São Luís, no Maranhão, vai atracar no dia 10 de março para carregar 66 mil toneladas de soja para a China, marcando o início das operações de mais um importante ponto de escoamento da safra brasileira.

O navio Scythia Graeca, contratado pela norte-americana CHS, já está fundeado desde o final de fevereiro nas proximidades do porto, segundo dados de rastreamento marítimo da Thomson Reuters e de agências marítimas.

A previsão de atracação, o volume de soja e o destino constam nas programações das agências Cargonave e Williams publicadas nesta terça-feira.

"Em geral, o carregamento de um navio assim não passa de três dias. Mas este pode demorar mais devido ao terminal estar em fase de testes", disse à Reuters o encarregado de operações da Cargonave em São Luís, Valdo Ribeiro.

A Williams prevê a saída do navio em 13 de março.

A CHS tem 25 por cento de participação em um dos quatro grandes armazéns que formam o terminal. Os outros 75 por cento são da NovaAgri.

O segundo armazém é da Glencore e os outros dois são da CGG Trading e do Consórcio Crescimento, uma joint venture entre Amaggi e Louis Dreyfus [AKIRAU.UL].

A estimativa do consórcio que opera o Tegram é que o terminal consiga exportar cerca de 2 milhões de toneladas de soja e milho ainda em 2015. A primeira fase do complexo deverá operar com capacidade total, de 5 milhões de toneladas anuais, dentro de dois ou três anos.

O Tegram é uma das grandes apostas do agronegócio brasileiro para conseguir desafogar o defasado sistema logístico do país, ainda muito concentrado no transporte de grãos por caminhões até os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).

O terminal no complexo conhecido como Ponta da Madeira, em São Luís, passará a operar ao lado de um terminal da grãos da mineradora Vale e deverá receber boa parte de suas cargas por meio da ferrovia Norte-Sul.

Os grãos para abastecer o novo terminal deverão ser originados em novas fronteiras agrícolas como o Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins) e o nordeste de Mato Grosso.

Num primeiro momento, devido a problemas em um ramal ferroviário, as cargas estão chegando de caminhão. A primeira foi descarregada no início de fevereiro.

A reportagem da Reuters verificou na região nordeste de Mato Grosso que a demanda por frete rodoviário na região está bastante aquecida para a rota até São Luís.

Atualmente há 30 a 40 caminhões carregando soja diariamente em armazéns da Louis Dreyfus e da CHS, disse Leandro Miranda Gomes, gerente da filial de uma transportadora em Querência.

"No auge da safra serão 150 a 200 caminhões diariamente", projetou ele.

A safra brasileira de soja 2014/15, que deverá atingir um recorde superior a 90 milhões de toneladas, está começando a ser colhida e aos poucos chega aos portos brasileiros, apesar de problemas recentes causados por bloqueios de caminhoneiros em diversas estradas do país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário