Otimismo do setor de transporte marítimo despenca com excesso de oferta de navios

LONDRES (Reuters) - Um crescente excesso de oferta está reduzindo o otimismo no setor de transporte marítimo em um momento em que empresas enfrentam riscos para crescer na Ásia e de agitação política em países como a Grécia, apontou uma importante pesquisa do setor nesta segunda-feira.
Embora o setor de navios petroleiros tenha registrado uma alta nos preços de frete e maior atividade este ano, o transporte de granéis sólidos --que inclui transporte de commodities como minério de ferro, carvão e grãos-- está sofrendo um de seus piores momentos, em função de um crescimento maciço da frota e uma menor atividade em importantes importadores como a China.
Na pesquisa anual da consultoria jurídica internacional Norton Rose Fulbright, a confiança dos entrevistados caiu no último ano, com apenas 33 por cento percebendo a atual situação do mercado como positiva, ante 69 por cento em 2014.
"O excesso de capacidade no setor de transporte marítimo está começando a ser sentida", disse o diretor de transportes da Norton Rose Fulbright, Harry Theochari.
(Por Jonathan Saul)
0 comentário
Novo sistema de fiscalização da ANTT gera incerteza ao setor de logística
Preço do frete volta a aumentar em novembro após três meses consecutivos de queda, diz Edenred Repom
Maersk vai testar mistura de 50% de etanol em combustível marítimo
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize