Proposta de criar ligação com Oceano Pacífico é discutida em MS

Publicado em 27/07/2016 07:38

Uma proposta que já foi discutida anos anteriores voltou a ser pauta de Brasil, Chile, Paraguai e Argentina. Trata-se da construção da Rota Bioceânica para promover a exportação desses países a partir de um caminho que leve ao Oceano Pacífico cortando países da América do Sul.

Grupo de trabalho volta a tratar o tema amanhã (28) e sexta-feira (29) em Campo Grande. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está confirmado na reunião, além do secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, e sete ministros e vice-ministros de Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.

A viabilidade da rota no país é de responsabilidade de Mato Grosso do Sul, que precisa estruturar as vias para se construir o caminho. A ligação comercial ainda passaria pelas cidades de Porto Murtinho; Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia y Pozo Hondo (Paraguai); Misión La Paz, Tartagal, Jujuy, Salta, Sico y Jama (Argentina) aos portos da região de Antofagasta e Mejillones e ainda de Iquique e Arica.

Ao chegar ao Porto de Antofagasta estaria completa a ligação com o Oceano Pacifico. Nessa rota, seriam escoados produtos para a Ásia e Oceania sem a necessidade de cruzar o Oceano Atlântico. O caminho inverso seria para beneficiar também o Chile, além das outras economias nacionais.

"Já formalizamos com o Paraguai o acordo para a construção da ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho. A partir dessa ponte será aberta uma rodovia que liga Carmelo Peralta, que é na divisa com o Mato Grosso do Sul, até Marechal Estigarriba, na divisa com Argentina. O trecho no Paraguai totaliza 360 km e após pavimentado possibilitará a saída para o oceano Pacífico” explicou o governador.

"Estudos preliminares apontam que as exportações vão economizar 14 dias de navio no envio de produtos com destino à Ásia. Além disso, estamos solidificando a integração entre os países da América do Sul”, informou Miglioli.

Leia a notícia na íntegra no site Correio do Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Correio do Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário