Ferrogrão não deve ficar pronta antes de 2025, estima especialista

Publicado em 07/04/2017 07:26

Os agricultores do norte de Mato Grosso devem contar com uma ferrovia para levar grãos até Miritituba (PA) só em 2025. Isso pressupondo o cumprimento da previsão do governo, de leiloar no segundo semestre a concessão da Ferrogrão. É a avaliação de Edeon Vaz, do Movimento Pró-Logística, ligado ao setor agropecuário mato-grossense.

“Na melhor das hipóteses, deve ter dois anos de licenciamento e projetos para iniciar a obra só em 2020. Depois, a previsão é de cinco anos para ficar pronta fazendo uma média de 200 quilômetros por ano. Acredito que 2025 é um bom prazo”, avalia Vaz.

O projeto da Ferrogrão prevê a construção de uma estrada de ferro de 1.142 quilômetros entre Lucas do Rio Verde (MT) e Miritituba (PA), onde vem sendo construída há alguns anos uma forte infraestrutura de transporte hidroviário. Nas contas do governo federal, o investimento previsto é de R$ 12,6 bilhões em uma concessão válida por 65 anos.

O governo estima ainda que a Ferrogrão pode chegar a 2050 transportando um volume superior a 42 milhões de toneladas. A ferrovia seria uma alternativa para o escoamento da produção de grãos do norte de Mato Grosso para os terminais paraenses, hoje bastante dependente da rodovia BR-163.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário