Faesc apoia movimento dos caminhoneiros e pede respeito ao setor rural

Publicado em 24/05/2018 17:21

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) reconhece a legitimidade do movimento de paralisação dos transportes que ocorre em todo o País.

É notório que a política de reajuste de preços dos combustíveis adotada pela Petrobras penaliza e inviabiliza amplos setores da economia brasileira. O aumento reiterado e abusivo do preço do Óleo Diesel não afeta apenas as empresas de transportes e os caminhoneiros autônomos mas, também, prejudica os produtores rurais que utilizam esse combustível em máquinas e implementos agrícolas.

Nesse momento particularmente grave da história brasileira é necessário que o Governo, o Congresso Nacional, o Poder Judiciário e as categorias profissionais em greve discutam e formulem uma equação para a política de reajustes do combustível. Essa política não pode se restringir a isenção parcial ou temporária de tributos, pois seria apenas medida paliativa e procrastinadora de uma solução.

O que o Brasil necessita é uma política de longo prazo para os combustíveis, orientada para estimular o trabalho e a produção, melhorando as condições de produtividade e competitividade dos produtos nacionais no Brasil e no exterior.

A FAESC e as classes produtoras rurais estão solidárias com os caminhoneiros. A Federação, entretanto, apela para o senso de justiça dos caminhoneiros no sentido de cumprir o acordo firmado nesta semana em Brasília com o comando de greve, para a liberação das cargas vivas (aves, suínos, bovinos etc.) e de rações que circulam nas rodovias federais e estaduais, bem como parte dos produtos acabados que abarrotam os frigoríficos.

Esse acordo impedirá a derrocada do sistema produtivo, evitando a falência das famílias rurais e a ruína das agroindústrias da carne. É preciso lembrar que essa cadeia produtiva passa por sua pior fase com a perda de importantes mercados e pesados prejuízos financeiros.

Caminhoneiros e produtores rurais são irmãos na missão de construir um Brasil com justiça social, igualdade de oportunidades, valorização do trabalho, estímulo aos empreendimentos e combate sem tréguas à corrupção.

    Florianópolis (SC), 24 de maio de 2018.

        José Zeferino Pedrozo

         Presidente da FAESC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MB Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário