Maggi diz que governo pode ajudar setor agrícola devido à greve

Publicado em 29/05/2018 15:53

Em entrevista exclusiva hoje (29) à TV Brasil e à Agência Brasil, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, admitiu que pode ser necessário que o governo crie algum crédito ou mecanismo para ajudar o setor agrícola, que foi muito atingido pela greve dos caminhoneiros. 

“Creio que sim [sobre abrir uma linha de crédito para o setor]. Alguns sofreram muito. Temos áreas que padeceram, perderam muito o plantel. E o plantel é o capital de uma empresa. Talvez tenhamos que buscar uma saída para isso junto aos órgãos oficiais, uma política mais direcionada a eles”, disse o ministro, que participa nesta terça-feira do Fórum de Investimentos Brasil, na capital paulista. “Ninguém vai dar nada de graça para ninguém, mas tudo o que aconteceu não foi por má gestão [dos produtores]”.

De acordo com Maggi, para ajudar os produtores, o governo provavelmente terá que deslocar recursos de outras áreas ou projetos. “Se nesse momento vai ser importante deslocar algum recurso para os produtores. Para eles ser organizarem, em detrimento até de um novo projeto de investimento, faremos isso sem nenhum problema. Não creio que teremos que buscar espaço fiscal para isso. É dentro do volume que temos”, disse. Segundo o ministro, isso será feito dentro da política de teto de gastos do governo. “Com o teto de gastos, estamos todos dentro da mesma caixa. Se for colocar alguém, alguém tem que sair”.

Segundo o ministro, que se reúne na tarde de hoje com representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), ainda não foi feito um levantamento do prejuízo provocado no setor pela paralisação dos caminhoneiros, mas a área mais atingida, disse ele, foi a de produção de proteína animal, que inclui a produção de aves e suínos. 

“Na parte de grãos, não há nenhum problema, mas na parte de produção de proteína animal, [há] sérios problemas na atualidade e vamos ter muitos problemas para poder sair da situação que nos encontramos”, disse, ressaltando que, apesar disso, o Brasil ainda é um país seguro para investimento.

Sobre a paralisação dos caminhoneiros, o ministro disse que “isso foi uma coisa fora da curva”, mas que o Brasil precisa agora “superar”. “Traz problemas para o país? Traz, de abastecimento. E provavelmente vai ter inflação e falta de produtos em alguns lugares, mas isso faz parte do processo de um país livre, democrático, onde as pessoas podem se manifestar. Tem que juntar os cacos, aprender a lição de tudo o que aconteceu e seguir em frente”, disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

    É justa e necessária a ajuda aos setores de carnes, leite, hortifrutis, etc... Com exceção dos produtores de grãos, que foram para a rodovia apoiar estes doidos, os produtores rurais foram duramente afetados. Se faltar recursos ministro, tire do custeio de soja e milho.

    34
    • nilo otavio baqueta Mamborê - PR

      Que comentario infeliz, a parte de ter uma ajuda p o setor que esta tendo prejuizo e muito justo, agora o resto do seu comentario foi uma infelicidade total!!!!!!

      6
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Você está certo Nilo. Peço perdão aos produtores de grãos. O governo deveria reduzir o custeio somente para os agricultores bocós que estão ajudando os agora "baderneiros". Por sinal, passei hoje pelo bloqueio na sua cidade e pude ver lindas faixas, novinhas, pedindo intervenção militar constitucional já. Dê uma olhada no google. Digite estadão+general mourão e você verá que o comandante do Exército chamou vocês de loucos . Que coisa. Ficaram a ver navios na esperada revolução. Sempre é bom recordar Nelson Rodrigues: Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.

      16
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Nilo, todo esquerdista não sabe argumentar sem ofender. Talvez sem saber, o Carlos Willian repete o comportamento de petistas na internet, todo aquele que não reza pela cartilha é um idiota. Nelson Rodrigues escreveu na década de 60, contra a esquerda, e ele tinha razão os idiotas tomaram o poder e estão nele até hoje.

      3
    • nilo otavio baqueta Mamborê - PR

      Carlos vc fala q o governo tem q tirar de quem produz graos para estancar outro setor, isso É o q sempre acontece, afinal vc acha q quem vai paga essa conta?

      3
    • nilo otavio baqueta Mamborê - PR

      Todos q produzem, seja frango,peixe, boi, soja, milho, trigo essa conta da paralisacao vai ser paga por todos, pois todos estamos no mesmo barco, só acho q vc fala em tirar do setor primario q é producao de graos foi completamente infeliz...

      3
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      O que o produtor de trigo, milho e soja perderam até agora? Por favor esclareça aos demais. Explique isso para o produtor de leite, frango, suíno, hortifruti.

      2
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Os radicais do movimento estão fazendo exatamente o jogo da esquerda. Acabaram com as chances do Bolsonaro. Nenhum candidato venceu eleição presidencial sem o apoio da classe média , moderada. Lula precisou emitir a famosa Carta aos Brasileiros. Na próxima campanha, Bolsonaro será carimbado como radical, pois num primeiro momento incentivou a desordem. Eu que sou um simples produtor rural consigo imaginar o que vai aparecer no horário eleitoral gratuíto. Imagens de motoristas sendo espancados e o narrador dizendo :" é para este tipo de gente que Bolsonaro quer dar porte de armas". Aí vai mostrar os agricultores ajudando e diz assim :" è para eles que Bolsonaro quer dar um fuzil". Se perguntem para quem interessa o caos, a 4 meses de uma eleição? Qualquer candidato que for para o segundo turno com o Bolsonaro vai ganhar, graças aos caminhoneiros e agricultores. Hoje, a imagem dos caminhoneiros é pior do que cocô de cavalo de bandido, e se os agricultores não sairem rapidinho de perto deles, serão considerados assim também. Intervenção psiquiátrica já.

      4
    • nilo otavio baqueta Mamborê - PR

      Repito, todos do setor perderam, se o produtor de soja, trigo , milho não perdeu ainda pode ter certeza, adubo e insumos nas alturas e commodities em baixa, repito e digo todo setor da agricultura perde, logico q de imediato os mais afetados são os amigos q produzem carnes, laticínios e outros , mais num futuro não muito distante todos da classe vão sofrer

      1