Tabela de fretes limita escoamento e deve afetar exportações de grãos do Brasil em junho

Publicado em 06/06/2018 10:51

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Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A tabela de fretes instituída por medida provisória para atender a pedidos de caminhoneiros, visando acabar com os bloqueios de estradas que duraram mais de dez dias no país, está afetando os negócios e o escoamento de grãos, o que deve ter impacto negativo nas exportações agrícolas do Brasil neste mês, na avaliação de representantes do agronegócio.

Com estoques relativamente baixos nos portos após a paralisação dos caminhoneiros, uma redução agora no escoamento até os terminais deve limitar os embarques neste mês, na avaliação da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), que representa produtores no segundo maior Estado agrícola do Brasil.

"Vai ter impacto nos embarques de junho, os estoques estavam baixos nos portos...", disse à Reuters o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra.

A situação ocorre em momento em que o país --maior exportador global de soja e o segundo de milho-- ainda tem grande parte de sua safra recorde da oleaginosa para o escoar, sem falar da produção de cereal, cujas exportações tendem a ganhar ritmo no segundo semestre.

Questionado se os efeitos da tabela limitariam os embarques neste mês, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, afirmou que os embarques em junho serão menores na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Essa queda esperada nos embarques deve-se não somente ao fato de o custo ser maior, com o tabelamento, mas também por uma imprecisão na MP que inviabiliza a contratação do frete, pelo tipo do caminhão definido para o transporte de grãos.

"Uma coisa importante: não estamos embarcando porque ninguém sabe o valor do frete por meio da tabela. Nem o 'caminhão tipo' que a gente usa está na tabela", afirmou Nassar, ressaltando que o quadro ainda precisa de ajustes.

Ele explicou que a tabela contempla caminhão de cinco eixos e 25 toneladas para granel, mas "ninguém usa esse tipo de caminhão". O setor utiliza o veículo com sete eixos (37 toneladas) ou nove eixos (50 toneladas), disse ele.

"Essas duas opções, de sete e nove eixos para granel, não estão na tabela e eles precisam pôr. Isso é basicamente uma correção da tabela, porque hoje ela não serve pelo fato de que ninguém carrega no tipo de caminhão que está na tabela", ressaltou.

Nassar ainda ressaltou que o setor do agronegócio foi contra o tabelamento de fretes desde o início de discussões sobre o tema, por considerar tal medida inconstitucional, uma vez que vai contra a prática do livre mercado.

À ESPERA DE MUDANÇA

Como a tabela de frete elevou os custos em mais de 100 por cento em algumas rotas, na comparação com os valores anteriores, aqueles produtores e empresas que não detêm transporte próprio estão enfrentando problemas para escoar os produtos aos portos de exportação, comentou Turra, da Ocepar.

"A tabela de fretes ficou muito alta em relação ao preço que vinha sendo praticado anteriormente para o transporte de grãos, e ficou inviabilizado o transporte, principalmente para os contratos anteriores, que têm que usar a nova tabela", disse ele.

O gerente da Ocepar explicou que, como a tabela prevê a remuneração do retorno do caminhão vazio, o que não era previsto anteriormente, isso quase dobra os custos.

"O que está acontecendo é que o pessoal está retendo as cargas, no caso de quem não tem caminhão próprio. As cooperativas, as grandes, a maioria tem um número pequeno para atender a demanda deles, esses estão transportando o que podem", disse

"Os demais (que não têm caminhão) estão aguardando a revisão da tabela da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Já teve reunião ontem (de ministros com o setor), e existe uma expectativa de que seja revista a tabela", acrescentou ele.

O jornal O Estado de S.Paulo publicou nesta quarta-feira que, sob pressão de produtores rurais, o governo vai mudar a tabela de fretes, causando revolta de caminhoneiros, que ameaçam retomar os protestos.

Turra disse que a tabela eleva os custos entre 20 a 120 por cento, dependendo da rota, em relação ao preço praticado anteriormente. No Paraná, na média, o valor subiu 37 por cento, segundo ele.

De acordo com relatório da consultoria T&F Agroeconômica, "quem tem soja no interior não está retirando, porque os fretes foram calculados com um valor e agora há que se pagar cerca de 28 por cento a mais".

"Não tem comprador para junho e julho (tanto pela greve dos caminheiros, como também porque as posições das tradings já estão compradas para estes meses)...", disse a consultoria.

O mercado de trigo também está sendo afetado. "No Parará o trigo está sem preço há dez dias, nem para o spot, nem para o futuro na maioria das praças, diante da incerteza sobre o frete", afirmou a T&F.

"Os compradores também não estão retirando, porque precisam reavaliar o frete... Um grande problema muito comentado hoje no Estado (Paraná) foi o frete de retorno: imagine pagar 100 reais de ida e ter que pagar 100 reais de retorno, se o caminhão não achar frete de volta."

(Por Roberto Samora; edição de Luciano Costa)

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Fonte:
Reuters

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3 comentários

  • Wagner Corrêa Gomes PORTO NACIONAL - TO

    Se existe preço minimo para soja, milho, feijao, arroz, cafe, laranja, algodão, etc.., por que nao pode haver preço minimo para frete, sendo que são os caminhoneiros que movimentam todas essas cargas??? ... Se o setor do agronegócio tem sua segurança no preço minimo dos seus produtos, o setor de transportes também ter que ter sua segurança nos preços dos fretes.

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    • marcio aldir graf Manoel Ribas - PR

      e desde quando preço mínimo na agricultura é respeitado ??

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    • Wagner Corrêa Gomes PORTO NACIONAL - TO

      Desde que o produtor exija seu direto junto à Conab , da mesma forma que os caminhoneiros exigiram à ANTT

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    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Wagner, vamos pedir pro mesmo cara que fez o preço mínimo dos produtos agrícolas fazer o preço mínimo do frete? Topa?

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    • Orlando Jung Anapolis - GO

      Desde quando o preço minimo paga os custos???

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  • Alberto João Pucci Curitiba - PR

    Que desculpas esfarrapadas. Já fazem muitos e muitos anos que os caminhões estão com tração de 37 ton. em sua maioria no transporte a granel. O problema é outro.....

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  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    Se dividir a razão é chegar ao consenso de uma média entre tabela divulgada de 0,92 para os 0,70 que tem ti-ti-ti, ficaria razoável a média de 0,81.

    Para frete até 800 km, deve ser progressiva o tabelamento.

    Isto para granel

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    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro jose... como fica um frete de 100 km, ou seja R$ 81,00, para um truck... Para uma carreta 27 tons... para um bitrem...

      tudo no mesmo valor... ou seja, se fizer só este frete diário terá uma receita de R$ 2.000 mês... que não paga nem o seguro..

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