Rússia pode abrir "corredor" para navios com grãos da Ucrânia, sob condições

Publicado em 25/05/2022 16:23

Logotipo Reuters

(Reuters) – A Rússia está pronta para formar um corredor humanitário para navios que transportam alimentos vindos da Ucrânia, em troca da suspensão de algumas sanções, informou a agência de notícias Interfax citando o vice-chanceler russo Andrei Rudenko nesta quarta-feira.

Os portos ucranianos do Mar Negro estão bloqueados desde que a Rússia enviou milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro, e mais de 20 milhões de toneladas de grãos estão presos em silos no país.

A Rússia e a Ucrânia geralmente respondem por quase um terço da oferta global de trigo, e a redução nas exportações de grãos dos portos ucranianos está contribuindo para uma crescente crise alimentar global. A Ucrânia também é um grande exportador de milho e óleo de girassol.

Potências ocidentais vêm discutindo a ideia de estabelecer “corredores seguros” para as exportações de grãos dos portos da Ucrânia, embora isso precise do consentimento russo.

“Temos afirmado repetidamente neste ponto que uma solução para o problema alimentar requer uma abordagem abrangente, incluindo a suspensão das sanções impostas às exportações e transações financeiras russas”, disse Rudenko.

A agência de notícias RIA citou Rudenko dizendo que a Rússia estava em contato com as Nações Unidas sobre o assunto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário