Autoridades tentam reabrir o rio Mosela na Alemanha para o transporte marítimo
![]()
HAMBURGO, 13 de dezembro (Reuters) - Autoridades de navegação tentarão instalar um sistema de eclusas temporárias no rio Mosel, no oeste da Alemanha, neste fim de semana para permitir que o rio, uma rota importante para embarques de grãos e colza de e para a Alemanha e a França, seja reaberto ao transporte de cargas.
O rio foi fechado para navegação interior esta semana depois que um acidente danificou uma eclusa em Mueden, ao sul de Koblenz, e os reparos devem durar até o final de março.
No entanto, a agência de navegação alemã WSA disse na sexta-feira que está preparando um sistema de eclusa temporário que será testado no fim de semana. Se for bem-sucedido, espera-se que os primeiros navios presos consigam transitar pelo sistema de eclusa temporário na segunda-feira.
Cerca de 70 navios estão bloqueados no rio, que também é uma rota importante para embarques de suprimentos para a indústria metalúrgica.
Os contratos futuros de colza europeia subiram na quinta-feira depois que a plataforma de negociação Euronext informou que suspenderá a entrega física aos portos fluviais no leste da França para o contrato de fevereiro, após o bloqueio do Mosela.
Reportagem de Michael Hogan, edição de Kirsten Donovan
0 comentário
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025