Ibama autoriza dragagem de berços de atracação do Porto de Paranaguá

Publicado em 23/12/2010 07:20
A Administração dos Portos do Paraná conquistou junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o licenciamento ambiental para a dragagem de manutenção dos berços de atracação do Porto de Paranaguá. Com isso, as obras que restabelecem as profundidades originais de cada berço podem ser contratadas e executadas em caráter emergencial. O serviço deve ser concluído nos primeiros meses do ano que vem.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (22) pelo superintendente da autarquia estadual, Mario Lobo Filho. "É uma vitória importante, resultado do trabalho conjunto dos funcionários, técnicos e engenheiros da Appa, do governador Orlando Pessuti e sua equipe e de toda a comunidade portuária. A união do poder público com operadores portuários, armadores e usuários dos nossos serviços foi inédita e essencial para cumprir os prazos e exigências estabelecidas", destacou Lobo Filho. A autorização do Ibama foi concedida no fim da tarde de terça-feira (21).

Com a dragagem, o Porto de Paranaguá estará mais preparado para atender à grande demanda gerada no escoamento da próxima safra brasileira de GRÃOS. "Um navio de soja, por exemplo, pode embarcar até 10 mil toneladas a mais de produto, com o berço de atracação dragado, sem depender de maré para atingir o calado necessário", explicou Lobo Filho. "Além disso, os custos logísticos, com frete, podem ser negociados e ficar mais vantajosos para os exportadores".

CONTRATAÇÃO - A contratação da empresa que executará as obras deve ser feita em caráter emergencial. A previsão é que, depois de assinado o contrato, a dragagem leve 10 dias para começar e outros 10 para terminar. Aproximadamente 110 mil metros cúbicos de sedimentos devem ser retirados dos berços de atracação e os custos estimados são de cerca de R$ 3,3 milhões.

O Ibama ainda analisa os documentos entregues pela Appa para obtenção do licenciamento ambiental que garante a dragagem de aprofundamento dos berços e do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, além da realização de obras de ampliação e reformulação do cais. A autarquia entregou todos os estudos exigidos em agosto e outubro, antes mesmo do prazo estabelecido no termo de compromisso firmado entre os órgãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Est. de Notícias do PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário