Prazo para inscrições de startups do agronegócio no programa de inovação Digital Agro Connection termina na próxima segunda

Publicado em 19/06/2020 17:58
Promovido pela Cooperativa Frísia, programa está buscando startups para desenvolver projetos voltados à cadeia do agronegócio e indústria

Termina na próxima segunda-feira (22) o prazo para inscrições no programa de inovação aberta Digital Agro Connection 2020, que vai selecionar startups e AgTechs, para desenvolver projetos inovadores com soluções e novos negócios nas áreas de agropecuária sustentável e agroindústria 4.0. O programa, realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, de Carambeí, nos Campos Gerais, conta com consultoria e suporte da Aceleradora Sistema Fiep, “para auxiliar a cooperativa na gestão da interação com o ecossistema de startups”, como explica Felipe Couto, gerente de Inovação e Produtividade do Sistema Fiep.

Após o período de inscrições, serão selecionadas 12 startups, que passarão por uma classificação e apresentação para o público interno da Frísia. Depois dessa primeira etapa, serão escolhidas seis dessas empresas, três para cada tema (agropecuária sustentável e agroindústria 4.0), que efetivamente vão desenvolver projetos para a Frísia e seus cooperados. “Após serem selecionadas, essas empresas vão receber assessoria, treinamento e custeio da Frísia. Nós, da cooperativa, também vamos fazer a divulgação dos projetos e seus resultados, para impulsionar as startups no mercado. O trabalho deles será aproveitado pela cooperativa (projetos de agroindústria 4.0) e por nossos cooperados (projetos de agropecuária sustentável). Além disso, as startups selecionadas poderão apresentar o seu trabalho na Digital Agro, feira de inovação que ocorrerá em Curitiba nos dias 13,14 e 15 de julho de 2020”, explica Fábio.

A consultoria da Aceleradora Sistema Fiep tem como objetivo facilitar o entendimento entre a Frísia e as startups ao longo de todo esse processo. “Nós, do Sistema Fiep, já estamos com nove anos de experiência em relacionamento com startups, sendo pioneiros nesta área no Paraná e também no Brasil. Por isso, nos colocamos à disposição de grandes empresas para auxiliá-las na relação delas com as startups. É necessário saber como conduzir esse relacionamento, pois há especificidades na negociação com as startups, que não devem ser tratadas como fornecedores comuns. É esse o trabalho que está sendo realizado com a Frísia, que tem nos permitido um mergulho ainda maior nas AgTechs, já que o agronegócio é um dos setores para os quais o Sistema Fiep tem tido um olhar especial nos últimos tempos”, explica Felipe.

Para o gerente, se há um bom relacionamento entre as grandes corporações e as startups, também há um “ganha-ganha” para ambos. “Para as empresas, o benefício é encontrar uma solução muito mais barata e mais rápida para sua dor; para as startups, as vantagens são fechar contratos com grandes clientes e dar visibilidade para o seu serviço ou produto”, completa. Essa opinião é compartilhada por Fábio Solano Baptista, analista de Estratégia e Inovação da Frísia. “Nos últimos anos, percebe-se que os movimentos de inovação estão crescendo muito e têm trazido muitos resultados positivos para vários ramos de mercado e, por isso, estamos trazendo essas novidades para o setor agroindustrial também. Desta forma, estamos abrindo as nossas portas para iniciar o relacionamento com as startups, que podem nos trazer ótimos resultados”, afirma.

Origem do programa

Ao todo, a Frísia conta com mais de 800 cooperados e cerca de 30 entrepostos em várias cidades do Paraná e até mesmo no Tocantins, contemplando um faturamento de R$ 2,9 bilhões. “Buscamos soluções para toda nossa cadeia, que integra a produção, beneficiamento e comercialização de leite, suínos e commodities (soja, milho, trigo, cevada e aveia), abrangendo os setores agrícola, pecuário e florestal”, reforça.

O analista ainda explica que o Digital Agro Connection surgiu a partir da percepção da necessidade de se aproximar de projetos e empresas  inovadoras. “A Digital Agro passa a ser mais do que um evento de inovação, para incorporar um programa com várias frentes de atuação inovadoras. Uma dessas frentes é o Digital Agro Connection, que estreita o relacionamento entre a cooperativa, os cooperados e o ecossistema de inovação como um todo”, completa o analista.

O regulamento completo do programa está disponível pelo site do Digital Agro Connection, no qual também podem ser feitas as inscrições.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário