Sindicato Rural de Guarapuava realizará mais um Dia do CAR em 30 de setembro

Publicado em 14/09/2015 14:27
O Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com a Uniflora Engenharia, realizará no próximo dia 30 de setembro, mais uma edição do “Dia do CAR"

O objetivo é ajudar proprietários rurais a prestar, ao sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR), informações completas e exatas. Embora os produtores possam fazer o cadastramento diretamente no site do CAR na internet, vários são os que têm alguma dúvidas na hora de informar os dados, necessitando de uma orientação técnica.   Na iniciativa do Dia do CAR, já realizada algumas vezes no primeiro semestre deste ano, uma equipe da Uniflora vai ao sindicato, onde atende os produtores, auxiliando no preenchimento do cadastro, em especial quanto a informações de documentos e de georreferenciamento das propriedades.

O serviço tem desconto para associados ao Sindicato Rural de Guarapuava, mas o preço, tanto para associados quanto para proprietários rurais em geral, varia de acordo com o tamanho e situação de cada propriedade.

Desde já os interessados podem agendar um horário de atendimento no próximo Dia do CAR. O contato pode ser por telefone (42 3623 1115) ou no sindicato, na Rua Afonso Botelho, nº 58, no Bairro Trianon, em Guarapuava (das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30).

Vale ressaltar que faltam cerca de oito meses para o prazo final de inscrição no CAR (dia 5 de maio de 2016) e poucos são os proprietários rurais de Guarapuava e região que têm buscado realizar o cadastramento, diretamente na internet ou através do sindicato.

O CAR é obrigatório para todas as propriedades rurais, portanto, o melhor é evitar contratempos. No final de abril deste ano, pouco antes de expirar o primeiro prazo do CAR, alguns proprietários rurais se viram diante da necessidade de providenciar, de última hora, informações sobre documentos ou dados técnicos de suas áreas; naquele momento, usuários do sistema do CAR também relataram que o funcionamento do site se mostrava lento.

Cumprir a lei, fazer o CAR em tempo hábil e evitar transtornos são também as recomendações do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (FAEP). A assessora técnica de Meio Ambiente da entidade, Carla Beck, informou que o movimento de cadastramentos, no Estado, vem se reduzindo.

Segundo destacou, até o final de agosto deste ano, o maior número de inscrições no CAR, no Paraná, era de áreas com até quatro módulos fiscais, com 155.969; já as de 5 a 10 módulos fiscais somavam 6.066, enquanto as acima de 10 módulos fiscais totalizavam 3.992.

Ela defende que os proprietários rurais se agilizem, procedendo à inscrição o quanto antes. Carla ressaltou ainda que, além de ser obrigatório, inscrever o imóvel rural no CAR é importante também para aderir a regularização ambiental de acordo com o Novo Código Florestal, assim como para obter licenciamento ambiental e crédito agrícola. No Brasil, dos 397,5 milhões de hectares passíveis de cadastramento, 233,1 milhões (58%) já foram inscritos no CAR. A região Norte é a que apresenta, até agora, maior índice de cadastramentos, com 77,60%; a menor é a região Sul, com 22,15%.

Paraná: IAP aponta queda no ritmo de inscrições no CAR

No último dia 3 de setembro, o Instituto Ambiental do Paraná divulgou uma posição sobre o cadastramento das propriedades rurais paranaenses no CAR. Conforme o órgão, de 5 de maio de 2014 até 31 de agosto desse ano, pouco mais de 166 mil propriedades rurais foram inscritas no cadastro. O número representa 31,2% de um total de 532 mil. O IAP também observou redução do ritmo de cadastramentos no CAR: em abril, um mês antes de terminar o primeiro prazo estipulado pelo governo federal, foram cadastradas mais de 52 mil propriedades rurais. Já em maio, o cadastro foi de pouco mais de 32 mil; em junho, 16.270; em julho, 7.741; e em agosto, 7.558. Ainda conforme destacou o órgão, mesmo com menos da metade do total de propriedades rurais cadastradas, o Paraná se mantém em 4º lugar se comparado com outros estados em número de cadastros feitos, ficando atrás de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

Os proprietários que não inscreverem suas áreas rurais no CAR terão dificuldades para conseguir linhas de crédito e financiamentos a partir de 2017. Além disso, quem perder o prazo não terá benefícios previstos no Novo Código Florestal e a facilidade para regularização ambiental das propriedades.

Dentre os benefícios está o cálculo da Área de Preservação Permanente como área de Reserva Legal e a conversão de multas em ações para restauração florestal. Para esclarecer dúvidas dos proprietários rurais, o IAP preparou uma lista de perguntas e respostas. As informações podem ser consultadas no site do instituto: www.iap.pr.gov.br.

O que é o CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um cadastro de propriedades rurais de todo o Brasil. Instituído pelo governo federal, é obrigatório, independente da região do país, do tamanho da propriedade ou da maneira como ela vem sendo utilizada. Estruturado na forma de um site na internet, o CAR pode ser acessado pelo endereço: https://www.car.gov.br. No site do CAR, é possível realizar o cadastramento gratuitamente. O proprietário rural deve informar diversos dados de suas áreas. O sistema também apresenta um mapa eletrônico, onde é necessário indicar, com base em georreferenciamento, os limites das propriedades, assim como a existência de matas nativas, reservas, rios, etc. O período para cadastrar as propriedades rurais no CAR já está em vigor e o prazo se encerrará no dia 5 de maio de 2016.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sind. Rural de Guarapuava

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário