Mato Grosso tem quase 65% da área preservada, mostra estudo

Publicado em 25/07/2017 16:21
Levantamento inédito da Embrapa revela que apenas 35% do território do Estado são utilizados para lavouras e pecuária

A fama de campeão do desmatamento não corresponde aos dados. Estudo que será divulgado daqui a pouco pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que o Estado de Mato Grosso, maior produtor brasileiro de grãos e dono do maior rebanho de bovinos do país, tem 64,77% de seu território preservado. Os dados têm como base o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e foram apresentados nesta segunda-feira (24/7) em Cuiabá. Apenas 34,94% do território do Estado são cobertos por lavouras e pastos.

Esse é o estudo mais completo já feito sobre o uso e a ocupação das terras de Mato Grosso. O levantamento mostra que a área preservada, 64,77% do Estado, é composta por 58.495.632 hectares (ha) de vegetação protegida e preservada, reserva legal, terras indígenas e unidades de conversação. O restante é ocupado por 2.736.308 ha de pastagens naturais (3,03%), 19.436.010 ha de pastagens plantadas (21,52%), 9.385.030 ha dedicados à agricultura (10,39%) e apenas 266.829 ha de áreas urbanas e outros (0,30%). No total, o Estado de Mato Grosso tem 90.319.809 hectares de área.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural

MT CAR

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • carlo meloni sao paulo - SP

    O jornalista que escreveu esse artigo, ou não entende nada da matéria ou esta' tentando divulgar uma falsa ideia... O Brasil como um todo ocupa somente 27,7% com lavoura e pastagens, ja' o Mato Grosso ocupa 35%... Se considerar a Amazônia Legal, temos aí um verdadeiro desastre ambiental... Mas que jornalista de merda a Globo tem.

    14
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Vou explicar um pouco melhor pois me parece que o pessoal não entendeu... Mato Grosso pertence à Amazônia Legal (território) onde a Reserva Legal e' de 50% (e numa pequena parte da área do estado a Reserva Legal chega a ser de 80%)... Então, considerando a exigência dessa Reserva Legal bem superior ao resto do Brasil (onde a exigência de Reserva Legal e' de 20%), o MT apresenta uma utilização de área para agricultura e pecuária proporcionalmente muito superior ao resto do Brasil... Entao todos os agricultores do Brasil são xingados pela população exatamente porque o pessoal de Mato Grosso não respeita os critérios do Código Florestal.

      9