País diminui taxa de emissão de dióxido de carbono dois anos antes do prazo
O Brasil cumpriu a meta para redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera com dois anos de antecedência. De acordo com o secretário de Mudança do Clima e Florestas, Thiago Mendes, o país tinha se comprometido a diminuir até 2020 a liberação de 564 milhões de toneladas do gás na Amazônia e de 104 milhões de toneladas no Cerrado.
“Existem duas metas: uma meta nacional e uma meta internacional. A meta que foi sinalizada do cumprimento é a meta internacional, que fala sobre dois biomas: um sobre o Cerrado e outro sobre a Amazônia. Na questão específica do Cerrado, a expectativa era que até 2020 ocorresse uma redução do desmatamento no Cerrado que alcançasse um montante de 104 milhões de toneladas e no caso da Amazônia era de 564 milhões de toneladas.”
Segundo o secretário, esta redução foi uma medida importante, afinal, o gás contribui para o agravamento do efeito estufa, que como consequência, aumenta da temperatura média da superfície da Terra, causando mudanças climáticas como chuvas intensas, secas, ondas de frio e de calor, afetando populações e até a dinâmica da economia.
Thiago Mendes cita também que com estas reduções, o país tem chances de avançar para a meta do Acordo de Paris, que foi aprovado por 195 países, em uma tentativa de resposta global à ameaça da mudança do clima.
“Não existiria vida no planeta Terra se não existisse o processo do chamado efeito estufa. O que está acontecendo, principalmente da Revolução Industrial para cá é que nós, como civilização, estamos emitindo muito mais gás de efeito estufa, o CO2, do que a Terra tem capacidade de absorver. Novamente, não podemos descansar, mas é uma ótima sinalização que a gente consegue antecipar algumas delas e aumentar a nossa possibilidade de avançar para a meta do acordo de Paris.”
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, além da redução do desmatamento, os principais fatores que permitiram antecipar o cumprimento da meta foram a gestão de áreas protegida e o Cadastro Ambiental Rural.
Para mais notícias , acesse o site Agência do Rádio MAIS
0 comentário
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética
Expansão da energia renovável no Brasil pode acrescentar até R$465 bi ao PIB em 10 anos, diz estudo Itaú/FGV
Aprosoja MT participa da COP30 em Belém e apresenta propostas para uma agenda climática tropical, soberana e produtiva
Brasil carrega 65,6% de preservação de sua vegetação nativa, com 29% da em propriedades rurais
StoneX prevê avanço na geração de CBIOs em 2025 e 2026
MPT participa da COP30