"Seja lá o que a gente vinha fazendo, não funcionou", diz CEO da Vale sobre Brumadinho

Publicado em 14/02/2019 15:08

LOGO REUTERS

(Reuters) - A Vale reconhece que aquilo que "vinha fazendo", em relação a segurança das barragens de rejeitos de mineração, não funcionou, considerando o rompimento da estrutura em Brumadinho (MG), afirmou nesta quinta-feira o presidente da mineradora, Fabio Schvartsman.

O executivo, que continua a dizer que a mineradora ainda não sabe a causa do desastre, afirmou também que a empresa buscará ajuda de especialistas nacionais e internacionais para aperfeiçoar o sistema de regras para construção e manutenção de barragens.

"A Vale humildemente reconhece que, seja lá o que a gente vinha fazendo, não funcionou, já que uma barragem caiu", disse Schvartsman, ao falar em reunião de comissão externa da Câmara dos Deputados, destinada a acompanhar as investigações da tragédia em Brumadinho, além de outras questões relacionadas.

O executivo também afirmou aos deputados que a empresa "é uma das melhores, se não a melhor empresa que eu jamais conheci na minha vida", e defendeu que ela não seja condenada pelo ocorrido, que deixou mais de 300 vítimas, incluindo mortos e desaparecidos.

"É uma joia brasileira que não pode ser condenada por um acidente que aconteceu numa de suas barragens, por maior que tenha sido a sua tragédia", afirmou.

O rompimento da barragem que atendia a mina Córrego de Feijão e que tinha mais de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro, despejou no dia 25 de janeiro uma onda de lama que atingiu refeitório e área administrativa da Vale, além de mata, rios e comunidades da região.

(Por Marta Nogueira, no Rio de Janeiro, com reportagem adicional de Maria Carolina Marcelo, em Brasília)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário