Tribos da Colômbia pedem pacto com governos para proteger a floresta amazônica

Publicado em 04/09/2019 15:03

LOGO REUTERS

Por Anastasia Moloney

LETÍCIA, Colômbia (Thomson Reuters Foundation) - Sentados em círculo dentro de uma cabana de madeira nos arredores de Letícia, capital da província amazônica da Colômbia, líderes indígenas saboreavam folhas de coca em pó e pasta de tabaco, parte de um ritual antigo que os conecta com seus ancestrais.

A mensagem transmitida por suas tribos permaneceu a mesma durante milhares de anos: preserve a vida.

"Estamos protegendo a Amazônia há milênios", disse Julio Bombaire, um de seis líderes indígenas de várias tribos colombianas participando da cerimônia.

"Nossos criadores nos ensinaram como cuidar de nossa terra e viver em harmonia. Recebemos autoridade e responsabilidade de nosso criador de conservar a vida e a natureza."

É em um costume antigo que os líderes indígenas fizeram um apelo para que os presidentes de Colômbia, Peru e Equador --que marcaram para se encontrar na cidade fronteiriça de Letícia na sexta-feira para debater os incêndios florestais ardendo na Amazônia brasileira-- a considerar e respeitar.

Espera-se que os líderes políticos explorem a melhor maneira de unir forças para preservar a Amazônia. A maior floresta tropical do mundo está cada vez mais ameaçada pelo desmatamento e pelos incêndios, que podem atrapalhar a luta global para conter a mudança climática.

Na segunda-feira, o porta-voz do presidente Jair Bolsonaro disse que ele não irá à reunião para se preparar para uma cirurgia, mas se esperava que participasse por teleconferência.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, disse querer que o país lidere um "pacto de conservação" para proteger florestas na bacia amazônica, que também é compartilhada por Venezuela, Peru, Equador, Guiana, Suriname e Bolívia e onde também há incêndios.

Líderes indígenas da Colômbia disseram à Thomson Reuters Foundation que sua voz e participação serão cruciais para qualquer pacto regional funcionar.

"A floresta está aqui não porque presidentes a protegeram, mas por causa do nosso conhecimento, que foi transmitido oralmente de geração a geração. Isto não diz respeito a um mandato de quatro anos como presidente. Isto é para sempre", disse Bombaire, da tribo muri.

Os países que abrigam a Amazônia vêm lutando para conter os índices de desmatamento nos últimos anos – mais árvores estão sendo cortadas ou queimadas para liberar terras para a agricultura e a pecuária, além da mineração e do corte ilegal que continuam sem freios, dizem ambientalistas.

Uma maneira crucial de salvaguardar a Amazônia é colocar mais terras sob proteção, incluindo reservas indígenas, além de diretrizes governamentais para monitorar o corte ilegal, aplicar as leis e respeitar os direitos de posse de terras nestas áreas, segundo grupos ecológicos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário