Reuters: Brasil e nações com floresta tropical unem forças para salvar a selva
![]()
Por Stanley Widianto e Jake Spring
NUSA DUA, Indonésia (Reuters) - As três maiores nações que abrigam florestas tropicais no mundo --Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia-- lançaram formalmente nesta segunda-feira uma parceria para cooperar na preservação da floresta.
A Reuters informou em agosto que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva buscaria uma parceria com as outras duas nações para pressionar o mundo rico a financiar a conservação das florestas.
Representantes dos três países, que representam 52% das florestas tropicais do mundo, assinaram a declaração conjunta durante as negociações na Indonésia, antes do país sediar o encontro do G20, ou Grupo das 20 nações industrializadas, que começa na terça-feira.
As conversações do G20 coincidem com a segunda e última semana da cúpula climática da COP27 das Nações Unidas no Egito, onde a conselheira ambiental de Lula, Izabella Teixeira, disse que o Brasil procuraria obter o envolvimento de outros países da bacia amazônica, que abrange nove nações.
"As florestas são importantes, a natureza é importante. E acredito que sem a proteção da Amazônia, não podemos ter segurança climática", disse Teixeira, que foi ministra do Meio Ambiente durante o mandato de Lula, que terminou em 2010. "Acredito que o Brasil deve promover que outros países se unam."
((Tradução Redação São Paulo))
0 comentário
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático
ORPLANA participa da COP30 em painel sobre transição energética