Chuva deixa desabrigados e provoca caos no Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia

Publicado em 05/05/2009 15:43

Quatro Estados do Nordeste do Brasil sofrem com os estragos causados pelas chuvas --Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia. A situação é pior no Maranhão, onde o número de afetados passa de 154 mil, e no Piauí, com a capital Teresina debaixo dágua. No Ceará, mais de 26 mil foram desalojadas em um mês de chuva, que causaram sete mortes. Na Bahia, a Defesa Civil registrou deslizamentos de terras em Salvador, que deixaram quatro feridos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na manhã desta terça-feira no Piauí e ainda hoje visitará as áreas alagadas também no Maranhão.

No Maranhão, a governadora Roseana Sarney (PMDB) pediu ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, apoio do governo federal para socorrer as vítimas. Entre os afetados, 23 mil estão desabrigados e mais de 29 mil foram desalojados. O Estado pediu principalmente alimentos e medicação. Seis pessoas já morreram em decorrências das chuvas no Estado --duas estão desaparecidas.

Batalhões do Exército estão no Maranhão para auxiliar na reconstrução de estradas destruídas pela força das águas. Quatro rodovias federais estão totalmente bloqueadas e outras quatro parcialmente. De acordo com a Defesa Civil Estadual, ao menos 194 km de estradas foram danificadas parcial ou totalmente pela chuva.

No total, 54 municípios foram afetados e destes, 43 decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuvas fortes no Estado até o próximo dia 15 deste mês.

Piauí

O Estado tem cerca de 7.200 famílias afetadas --aproximadamente 36 mil pessoas-- em 21 municípios. As aulas foram suspensas hoje na rede municipal de Teresina e o prefeito Sílvio Mendes (PSDB) decretou ponto facultativo aos funcionários do município. Com a medida, a prefeitura espera evitar congestionamentos e transtornos causados pelos alagamentos.

O governador Wellington Dias (PT) também decidiu suspender as aulas na rede estadual para evitar acidentes. Devido às cheias, estradas e pontes foram danificadas, postes e fios caíram.

As atividades também foram suspensas por 72 horas na Universidade Estadual do Piauí, nos campi localizados nas cidades de Teresina, Barras, Esperantina, União, Piracuruca e Luzilândia --a medida atinge 7.190 dos 14.190 alunos.

Ceará

Ao menos 26 mil pessoas tiveram de deixar suas casas devido às chuvas que atingem o Ceará desde o início de abril, informou a Defesa Civil do Estado. Destas, 11.065 estão desabrigadas --dependem de abrigos públicos-- e outras 15.507 ficaram desalojadas, ou seja, estão hospedadas com familiares e amigos.

Sete pessoas morreram em decorrência das enchentes. De acordo com boletim divulgada hoje pelo órgão, ao todo, mais de 165 mil pessoas foram atingiras pelas chuvas no Ceará, sendo que a área mais atingida foi a região norte de Estado.

Nesta terça-feira, a Defesa Civil do Ceará elabora um novo documento contabilizando os danos causados pela chuva. A intenção, segundo a assessoria do órgão, é entregar o documento ao governo federal solicitando ajuda.

Até hoje, seis municípios decretaram situação de emergência no Estado, mas outros 33 já solicitaram o decreto emergencial devido às chuvas. Ao todo, 59 municípios registraram estragos em decorrência das enchentes nos último mês.

O município de Sobral é um dos mais afetados pelas enchentes, onde ao menos 400 pessoas de 27 comunidades estão ilhadas, segundo informações da prefeitura.

Segundo o órgão, 80% dos afetados estão nas regiões de Bonfim, Aracatiaçi e Taperuaba. De acordo com a Prefeitura de Sobral, a situação é considerada "caótica" na região.

Bahia

Em Salvador, somente nestes primeiros dias do mês de maio, a Defesa Civil de Salvador registrou um índice pluviométrico de 112,4 milímetros, quase um terço dos 349,5 milímetros previstos para todo o mês, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Hoje, quatro pessoas ficaram feridas em decorrência dos desabamentos e deslizamentos de terra causados pelas chuvas que atingem o município. Até as 14h50, foi registrado um total de 182 ocorrências na cidade.

Entre as ocorrências registradas pela Defesa Civil foram 110 casos de deslizamentos de terra, nove alagamentos e oito desabamentos de imóveis, entre outros. O aeroporto internacional de Salvador também precisou suspender os pousos e decolagens devido às chuvas.

A Defesa Civil Estadual estava reunida para tratar sobre o levantamento dos danos causados com as chuvas e não informou o número de afetados em todo Estado.

 

Fonte: Folha Online

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário