Sangue na água do rio Capibaribe
Publicado em 26/03/2010 08:03
As águas de um trecho do Rio Capibaribe, em Pernambuco, estão manchadas de sangue. A poluição está sendo causada por um matadouro instalado perto da margem.
O Rio Capibaribe é um dos mais importantes do Estado. Tem 270 quilômetros de percurso. Atravessa 42 municípios pernambucanos. Em um deles, em Santa Cruz do Capibaribe, a 194 quilômetros do Recife, a água do rio mudou de cor. O vermelho é sangue. Um matadouro público foi a fonte da poluição. Há também restos de animais no local.
O trecho do Rio Capibaribe vai desaguar na barragem de Jacazinho, localizada a cerca de 60 quilômetros de Santa Cruz do Capibaribe, que é uma das mais importantes da região. Abastece municípios como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Cerca de 500 mil pessoas utilizam a água.
De acordo com os moradores, isso acontece há mais de um ano. O comitê da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe quer que a situação seja resolvida. “Tem de cuidar desse matadouro. Os dejetos têm de ser cuidados antes serem jogados no rio. A partir daí vamos receber água limpa saindo do matadouro”, falou Arnaldo da Silva, representante do comitê.
O prefeito de Santa Cruzo do Capibaribe Antônio Figueroa reconhece o problema. “Estamos tomando as devidas providências para transformar o matadouro daquele espaço. Vamos criar um novo matadouro com todas as condições tanto de abate quanto de tratamento dos resíduos”, disse.
A Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento informou que, apesar da poluição causada pelo sangue, a qualidade da água está garantida e não ameaça a saúde da população.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural
0 comentário
Medida provisória libera R$ 60,46 mi para combate a incêndios e desmatamento
Parlamento da UE aprova acordo que atrasa de um ano na lei de antidesmatamento
CNA apresenta potencial do agro para energias renováveis
PRO Carbono lidera soluções de agricultura regenerativa na América Latina e acelera a descarbonização do campo à indústria
Com relatoria de Afonso Hamm, Comissão aprova projeto que libera reservatórios de irrigação em áreas de preservação permanente
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis