Comercialização do milho de MT chega a 61% no mês de maio

Publicado em 17/05/2012 11:03 1165 exibições
A comercialização da safra 2011/12 de milho alcançou 61,4% dos mais de 11 milhões de toneladas estimados para Mato Grosso. Representa um avanço de 7,7 pontos percentuais se comparado com o mesmo período do ano passado, quando as vendas atingiram 53,4% da safra 2010/11. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

Para o Imea, apesar de os negócios serem maiores neste ano, eles não estão distantes do nível de comercialização do cereal registrado em 2011. Para o analista de mercado Cleber Noronha, as vendas só ultrapassaram 60% do volume esperado porque neste ano os produtores rurais não enfrentaram problemas na safra, a exemplo do que ocorreu no ciclo anterior.

A pouca oferta de milho disponível contribiu para as vendas realizadas pelos agricultores mato-grossenses, especialmente após os problemas de estiagem no Sul do país, que provocaram quebras significativas na produção de grãos. "A comercialização deu uma arrancada, mas a tendência agora é normalizar", pontuou o analista.

No território mato-grossense, a safra de milho calculada para 2012 é 67% maior ante o ano passado, quando a produção totalizou 6,9 milhões de toneladas. A área destinada à cultura também evoluiu: passou de 1, 7 milhão de hectares para outros 2,5 milhões de hectares, crescimento de 43% entre os períodos, segundo o Imea.

Perspectiva positiva também para a produtividade do cereal. Se as projeções do Imea se confirmarem, no campo a média verificada pode passar de 67 sacas por hectare a 78 sacas, alta de 17,4%.

VBP - Em 2012, o faturamento bruto do setor com o milho pode crescer, apontou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O chamado Valor Bruto de Produção para a cultura está avaliado em R$ 5,3 bilhões neste exercício agrícola. Um ano antes, atingiu R$ 3,4 bilhões.

O resultado positivo fez com o que o cereal se tornasse um dos poucos itens avaliados na pauta do Ministério a apresentar alta. Além desta cultura, devem crescer em faturamento também a soja e cana-de-açúcar.
Tags:
Fonte:
Agrodebate

1 comentário

  • Raijan Cezar Mascarello Sapezal - MT

    MILHO!!!!!

    Com 61% do milho comercializado, e praticamente tudo p/ exportação, será que o preço vai cair mesmo???? Ou esses especuladores sem escrupulos estão querendo tumultuar o mercado???? Ou a CONAB está querendo fazer baixar os preços para repor seus estoques????

    ACORDEM PRODUTORES, vamos trabalhar em cima da lógica de mercado!!

    O preço do milho vai voltar, como já está voltando!!!! Tenham paciência!!!

    0