Estados Unidos indicam importação de 600 mil t de milho do Brasil

Publicado em 13/07/2012 11:08 e atualizado em 13/07/2012 12:22
De acordo com o analista de mercado João Carlos Kopp, da JCKopp Consultoria, os Estados Unidos seguem importando milho do Brasil. Os norte-americanos já indicaram a compra de 10 cargos de milho, o que deve totalizar um volume de 600 mil toneladas. A entrega está prevista para ser feita entre fevereiro e março. Esta seria a segunda compra norte-americana, sendo a primeira de dois cargos - 120 mil toneladas - para uma fazenda de gado de confinamento. 

As importações de milho pelos EUA serão bem-vindas para a safrinha recorde desse ano e sobre a boa safra 2012/13 que o Brasil está projetando. O país vem estimando números históricos para o cereal. 

No entanto, seria necessária a venda de um volume bem maior do que esse para aliviar o excedente de produção, segundo analistas. "Esse total de 600 mil toneladas ainda é muito pouco frente a enorme safrinha que temos", disse João Carlos Kopp, da JCKopp Consultoria. 

O Brasil caminha para termos o maior estoque de passagem de milho dos últimos cinco anos e, segundo Kopp, a capacidade de estocagem só até a entrada da safra 2012/13 e soja entre fevereiro e março do ano que vem. 

"Precisamos ver um volume maior nas nossas exportações do cereal para que possamos assumir um cenário altista para o país. Mesmo com o nosso grão U$20/ton mais barato que o americano, os chineses ainda estão devagar nas suas compras na América do Sul", completou o analista.

Soja - Depois da severa quebra de produção na safra 2011/12 por conta do La Niña, a safra brasileira de soja no ciclo 2012/13 deve recuperar seu potencial. Com um aumento de área previsto em 10%, a colheita brasileira da oleaginosa será de aproximadamente 82 milhões de toneladas diante de condições climáticas perfeitas. 

No entanto, apesar desse otimismo para a nova safra de soja brasileira, os produtores não podem tirar sua atenção dos problemas de armazenagem e logística do país que poderiam comprometer o escoamento dessa produção. 

"Infelizmente, o Brasil não possui estrutura para armazenagem e nem ao menos estrutura logística para o escoamento rápido desta produção. Caso essa safra se confirme deverá trazer prêmios porto historicamente baixos", disse João Carlos Kopp. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário