Milho segunda-safra ajudará a garantir abastecimento interno

Publicado em 06/09/2012 15:27
Previsão de safra recorde de 165,9 milhões de toneladas grãos foi mantida em estudo apresentado nesta quinta-feira.
O milho segunda-safra confirmou o desempenho esperado e deverá ter crescimento de 73% ou o equivalente a 16,4 milhões de toneladas sobre a safra anterior. Os dados fazem parte do 12º levantamento de safra anunciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira, 6 de setembro, em Brasília.

Com o aumento na produção, a safrinha poderá alcançar 38,86 milhões de toneladas. No ano passado foram colhidas 22,46 milhões de toneladas. Segundo o secretário de Política Agrícola Caio Rocha, o volume contribuirá para que não ocorra desabastecimento do produto no Brasil e permitirá que o país feche o ano com um estoque recorde de 10 milhões de toneladas. A estimativa para as safras consolidadas (primeira e segunda safras) demonstra um aumento de 26,7% ou 15,32 milhões de toneladas, alcançando 72,73 milhões de toneladas do cereal.

“Mesmo com a nova projeção de exportações, que aponta 16 milhões de toneladas embarcadas de milho neste ano, a produção que está prevista garantirá o abastecimento no nosso país. Sabemos das dificuldades para o transporte, mas estamos buscando alternativas para solucionar esse problema”, garante Rocha.

O estudo divulgado também manteve a previsão de produção recorde de 165,9 milhões de toneladas da safra de grãos 2011/2012. O volume equivale a um aumento de 1,9% em relação à safra 2010/2011 – quando a produção atingiu 162,8 milhões de toneladas – e significa 3,1 milhões de toneladas a mais no volume total. A retração na soja (- 8,9 milhões de t) e no arroz (- 2 milhões de t) foi confirmada mais uma vez pela pesquisa.

Café em processo evolutivo

Durante o evento, a Conab apresentou, ainda, os dados do 3º levantamento da safra 2012 do café. O grão produzido no Brasil deverá atingir um volume de 50,48 milhões de sacas, o que representa uma elevação de 16,1%, se comparado com a safra anterior – que foi de 43,48 milhões de sacas de 60 kg. O crescimento é atribuído ao ano de alta bienalidade e ao investimento realizado pelo produtor na lavoura.

De acordo com o secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, José Gerardo Fontelles, a produção apresenta um processo evolutivo. “No momento, os produtores estão retendo o café de qualidade. Até o final de setembro, já se deve perceber uma melhora na comercialização”, destaca.

Confirmada a expectativa, esta será a maior safra produzida no País, superando até mesmo o recorde anterior de 48,48 milhões de sacas, do período 2002/2003. Em comparação com a safra de 2010, último ano de ciclo positivo, a produção é 4,96% maior.

O café da espécie arábica, com uma produção estimada em 37,95 milhões de sacas, representa em média 75,2% da produção nacional e o Estado de Minas Gerais é o maior produtor, com um volume previsto de 26,63 milhões de sacas. Já o conilon, ou robusta, cuja produção é estimada em 12,54 milhões de sacas e média de 24,8% da produção cafeeira do Brasil, tem no Estado do Espírito Santo seu maior produtor, com uma colheita estimada em 9,71 milhões de sacas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    Há uma semana atrás o secretario politica agricola falou em 14 milhoes de milho de passagem. Agora já fala em 10 milhoes. Que número correto seria?

    0