Workshop apresenta vantagens da produção de etanol de milho em Mato Grosso

Publicado em 21/11/2012 08:39
Evento organizado pela Aprosoja e empresa Novozymes apresentará a viabilidade econômica, adaptações tecnológicas, uso do cereal excedente entre outros temas.
A Aprosoja, em parceria com a Novozymes, realiza nesta sexta (23) o Workshop de Plantas Flex, às 13h30, na Famato. O objetivo é apresentar a usineiros e produtores de milho de Mato Grosso o conceito de plantas flex, ou seja, usinas de etanol de cana de açúcar que, com algumas adaptações, também podem produzir etanol de cereais. Para o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, a discussão é importante. “A verticalização da produção no estado vai agregar valor ao milho e dar estabilidade à produção de etanol no país”, afirmou.

O gerente de vendas da indústria de bioenergia da Novozymes, Mario Cacho, lembrou que Mato Grosso tem uma vocação natural para a produção de etanol de milho. “O Estado já é considerado um dos maiores produtores desse cereal. O cenário é muito favorável e, como sempre há excedentes na produção, é justificável apresentarmos uma solução que ajude a rentabilizar ainda mais o negócio”, explica Cacho. A estimativa é que na safra 2012/13 sejam produzidos 13,8 milhões de toneladas de milho. 

Cacho destaca que o projeto das plantas flex é uma opção rentável e eficiente para que os produtores possam aproveitar o excedente do milho para produzir etanol nos períodos de entressafra da cana-de-açúcar. Estudos da Novozymes indicam que é possível manter a usina em operação durante os meses chuvosos, aumentar a capacidade de produção de etanol a baixo investimento por litro, otimizar a uso de recursos e outros ativos da usina e, diversificar as fontes de matéria-prima.

“Os investimentos para adaptar as usinas atuais para trabalhar com milho ou outro cereal são baixos. Aí poderemos diminuir a ociosidade destas plantas”, afirmou Carlos Fávaro, da Aprosoja. Em Mato Grosso o período de colheita da cana vai de abril a outubro e as usinas ficam paradas por mais de quatro meses, só que com um custo fixo muito alto. “Contar com uma solução tecnológica adequada e com matéria-prima alternativa seriam as opções viáveis para manter as usinas em funcionamento”, afirmou Cacho. As usinas ganhariam com a produção de etanol a partir de novas alternativas de matéria-prima e ainda poderiam lucrar com os subprodutos oriundos do processamento do milho.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário