Japão estuda aumentar importação de milho do Brasil

Publicado em 20/03/2013 09:50 e atualizado em 20/03/2013 11:50
913 exibições
Autoridades japonesas visitaram o Ministério e propriedades no Mato Grosso para conhecer o sistema de produção brasileiro
Autoridades agropecuárias do Japão estiveram, esta semana, em Brasília e Mato Grosso para conhecer o sistema de produção e logística envolvendo a cultura do milho. Os japoneses manifestaram interesse em aumentar a compra do produto brasileiro durante reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Comerciais da Secretaria de Relações Internacionais (DAC/SRI), Benedito Rosa, o Japão está à procura de uma fonte para complementar as importações de milho. Esse país é dependente do cereal para a fabricação de rações. Diante da estimativa de queda na produção americana, eles estudam a possibilidade de aumentar as importações do nosso milho para garantir o abastecimento interno, disse.

A comitiva japonesa visitou a cidade de Sorriso (MT), e também propriedades na região. Nós apresentamos aos japoneses nossa cadeia produtiva e nossos cronogramas de cultivo e colheita. Eles saíram confiantes na parceria, ressaltou o diretor.

Em 2012, o Japão comprou três milhões de toneladas de milho brasileiro, totalizando US$ 814,6 milhões. A produção do cereal no Brasil também deve aumentar na safra atual. O sexto levantamento de grãos da temporada 2012/2013, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que devem ser colhidas 76 milhões toneladas do produto no País, representando uma evolução de 4,2% em relação ao resultado obtido no ano passado.
Tags:
Fonte: Mapa

Nenhum comentário