Milho: Preocupação com o clima nos EUA e demanda aquecida garantem mais um dia de alta em Chicago

Publicado em 05/05/2014 17:34

Nesta segunda-feira (5), as cotações futuras do milho negociadas na Bolsa de Chicago (CBOT) terminaram o pregão do lado positivo da tabela. Ao longo das negociações, as cotações buscaram uma recuperação das perdas registradas na última semana e fecharam o dia com altas entre 6,00 e 9,25 pontos. O contrato julho/14 era negociado a US$ 5,08 por bushel.

O principal fator de suporte aos preços da commodity foram as previsões de novas chuvas para o cinturão produtor norte-americano, durante essa semana. De acordo com o analista de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, o clima no país pode comprometer o avanço do plantio da safra 2014/15. Cerca de 19% da área estimada já havia sido cultivada até o dia 27 de abril. 

"E estamos com quinze dias para fechar a janela ideal de plantio no país. Começamos a semana com boas notícias para o mercado de milho", afirma o consultor.

Por outro lado, os números de exportações do cereal dos EUA vieram fortes nesta segunda-feira. Até o dia 1º de maio, os embarques semanais de milho somaram 1.239,41 milhão de toneladas, contra 1.156,33 milhão de toneladas, reportadas anteriormente.

No total acumulado no ano safra, 29.232,13 milhões de toneladas já foram embarcadas. No mesmo período do ano passado, o volume era de 12.420,93 milhões de toneladas. As informações foram divulgadas pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Além disso, agências internacionais divulgaram nesta segunda-feira, que a produção de milho da Ucrânia deverá apresentar uma queda severa, de 5,9 milhões de toneladas, totalizando 25 milhões de toneladas nesta safra. Situação decorrente da redução nos investimentos por parte dos produtores do país, devido aos altos preços dos fertilizantes. 

Também é preciso ressaltar que boa parte dos fertilizantes usados no país são importados de países, como a Rússia e China. Assim como, cerca de 50% das sementes utilizadas para fazer a safra. As exportações de milho da Ucrânia devem apresentar uma redução de 3 milhões de toneladas, somando 17,4 milhões de toneladas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário