Milho Safrinha bate recorde de produtividade na região Sudoeste Paulista

Publicado em 24/09/2014 11:02
Região de Itapeva (SP) colheu cerca de 115 sacas por hectare

O milho safrinha produzido por agricultores da região sudoeste paulista e norte do Paraná superou as expectativas de produtividade. A segunda safra do ano apresentou ótima qualidade de produto e números acima do esperado. Segundo levantamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati), órgão da Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, somente a região de Itapeva colheu uma média de 115 sacas por hectare do grão, volume muito expressivo, considerando a época de plantio. 

De acordo com Vandir Daniel da Silva, engenheiro agrônomo da Cati, o milho safrinha continua como a cultura preferida para quem é adepto ao plantio direto e aposta na soja no verão. “A matéria orgânica é muito importante para quem quer ter sucesso na agricultura. A palhada do milho participa desse processo de maneira muito eficiente”, afirma.

Vandir ressalta ainda que os números da safrinha crescem a cada ano e está se tornando tão importante quanto a safra de verão. “Há poucos anos atrás, colhia-se menos na safrinha. Tínhamos uma média 80 sacas por hectare enquanto no verão o rendimento era de 120 sacas. Hoje a produtividade entre as duas está bem equilibrada”, diz Vandir.

José Eduardo Amadeu, responsável pelo departamento de sementes da Nutriceler, explica que a safrinha pode ser mais interessante do que a safra verão, tendo em vista que a qualidade e a produtividade estão próximas. “O investimento no milho safrinha é mais baixo do que no milho verão. Além disso, estamos vendo uma produtividade excelente, que não pode mais ser chamada de safrinha”, explica.

José afirma ainda que para driblar a instabilidade do mercado, é preciso investir em alta produtividade. “Hoje, a maioria dos produtores buscam no mercado cultivares de melhor qualidade e tecnologia. Se o clima ajudar, como foi o caso este ano, o resultado será plantas mais resistentes e um produto final de ótima qualidade e com mais saída”, afirma.

Em Itapeva, o agricultor Eduardo Schreiner comemora a boa produção. As lavouras de milho das Estâncias Suruti, São Carlos e Primavera registraram uma média de 133 sacas por hectare. Para Eduardo, o sucesso da produção é resultado de investimentos em alta tecnologia nutricional e manejo adequado.

Tratamento - Além do solo equilibrado, em função da prática do plantio direto sobre a palha, o manejo nutricional também contou com a aplicação de fertilizantes foliares de alta eficiência. O agricultor afirma que além de maior facilidade de aplicação e logística, o produto apresenta melhor performance sobre a planta.

O produto Coron 25-0-0, tecnologia desenvolvida pela empresa norteamericana Helena Chemical Company, fabricado e distribuída no Brasil pela Nutriceler, foi fundamental para a ótima formação do milho, explica Eduardo. “O Coron disponibilizou o nitrogênio para a planta nos momentos de maior demanda. Esse produto sempre nos dá respostas muito positivas”, comemora Eduardo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cati

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário