Demanda chinesa explica parte da força do mercado de milho no país, diz MB Associados

Publicado em 16/06/2016 15:22

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - A competição por matéria-prima no agronegócio do Brasil aumentou com uma maior presença de empresas chinesas no país, o que explica em parte um quadro mais apertado da oferta de milho no país após forte exportações, avaliou nesta quinta-feira o consultor José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados.

"Aumentou a competição na compra de grãos do Brasil", disse ele durante evento da BM&Fbovespa em São Paulo, citando que empresas chinesas estão agora com armazéns no Centro-Oeste que antes não existiam.

"O que isso significou? Uma parte da história do milho", acrescentou ele, referindo-se ao atual quadro de escassez de oferta do cereal, que atingiu preços recordes em 2016 em meio à quebra de safra após fortes exportações no início do ano.

Segundo ele, essa maior competição é boa para o agricultor, mas as agroindústrias brasileiras precisam se preparar, pois não será mais possível comprar uma safra de milho a preços baixos, como ocorria no passado.

"Estavam acostumados com a saca de milho em Mato Grosso valendo um sanduíche", disse ele, destacando com o Brasil está cada vez mais forte na exportação do cereal.

Ele lembrou ainda que, com uma maior presença de asiáticos buscando garantir oferta de alimentos no Brasil, multinacionais tradicionais como Bunge e ADM também têm enfrentado mais competição.

No mesmo evento, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Neri Geller fez comentários semelhantes, ao ressaltar que a a agroindústria brasileira tem que entender que não vai mais comprar milho barato conforme o país se consolida como um exportador do cereal.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    A China não importa milho do Brasil..., mas exportamos para muitos outros países asiáticos. Quase todo o milho importado pela China é de origem ucraniana. A China é praticamente autossuficiente no milho, com uma produção ao redor de 220 milhões de tons. (PS: Onde estão aquelas agencias que publicaram safras recordes. Por que não ajustam suas estimativas ? - Faz parte atualizar seus dados, ou não ? - acho que vale tanto para um lado, como por outro, ou não? e por que não ? - Eu mesmo fui contestado quando falei da quebra da produção do matopiba. e agora. Quais são seus numeros ?)

    2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Liones, penso, todo o nervosismo do mercado, tem um só fundamento: FALTA DE CAPACIDADE EM PLANEJAR! Essa capacidade, ou falta dela, é a régua da meritocracia usada para indicar os "leões de chácara" que vão tomar conta dos ministérios. Sim, os vejo como "leões de chácara", pois se você não ser adepto ao regime (roubar... roubar... roubar), eles não deixam você entrar para fazer negócios nos ministérios. Eles não são ministros, mas "LEÕES DE CHÁCARA"!!!

      1
    • beto palotina - PR

      E dele a CNA manda boleto da "contribuicao" confederativa e esse ano com reajuste e nois bobos pagamos e fikamos quetos

      0