México deve permanecer dependente do milho americano em 2017/18, diz USDA

Publicado em 20/03/2017 14:02

O México irá permanecer altamente dependente do milho americano na próxima temporada, disse o escritório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na Cidade do México.

A previsão bate com algumas avaliações feitas por investidores de que os agricultores americanos não seriam atingidos em um futuro próximo.

A fatia de mercado ocupada pelos Estados Unidos deve permanecer inalterada, em quase 200 mil toneladas importadas para o México. A produção mexicana de milho, por sua vez, cresce 1,25 milhões de toneladas anualmente, com uma estimativa de 25,25 milhões de toneladas para a próxima safra.

"Balde de água fria"

Essa previsão "derrama um balde de água fria" sobre as esperanças de que o México iria reduzir suas exportações agrícolas provenientes do país vizinho.

"Fontes privadas indicaram que como o México se torna um importador mais atraente e sofisticado, outros países que produzem milho, como Brasil e Argentina, mostraram interesse em exportar para lá", disse o USDA.

O USDA também observou uma recente declaração do governo mexicano, indicando um objetivo estratégico para aumentar a diversificação dos seus fornecedores de importação agrícola.

Retórica feroz, mas com muitas dúvidas

Nos últimos meses, em resposta à eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, os boatos de que o México poderia diversificar suas importações ficaram mais fortes, principalmente porque Trump deseja renegociar o Acordo de Livre Comércio entre os países da América do Norte (NAFTA).

Ou seja, a ameaça de um alvo fora dos Estados Unidos para as importações é vista como uma espécie de advertência por parte do governo mexicano, mas muitos investidores têm ignorado essas ameaças, sugerindo que o México tem apenas um potencial limitado para a fonte dos seus suprimentos. A vantagem do custo nas importações provenientes dos vizinhos ainda é maior.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrimoney

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário