Piora a relação de troca entre o boi gordo e o milho

Publicado em 18/09/2017 09:16

A ponta vendedora retraída e a boa movimentação para exportação dão sustentação aos preços do milho no mercado interno desde meados de agosto.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas-SP, a saca de 60 quilos está cotada em R$ 28,00, para a entrega imediata, sem o frete.

Os preços subiram 9,6% em relação à média de agosto deste ano, entretanto, o milho ainda está custando 30,4% menos na comparação com setembro de 2016.

Considerando a praça de São Paulo, atualmente é possível comprar 5,23 sacas de milho com o valor de uma arroba de boi gordo.

Com a alta do milho e os recuos no preço da arroba do boi gordo no estado, a relação de troca piorou 1,0% para o pecuarista em setembro, frente a agosto deste ano.

De qualquer forma, na comparação com setembro do ano passado o poder de compra do pecuarista melhorou 38,2% o equivalente a 1,45 saca de milho a mais com o valor de uma arroba de boi gordo.

A expectativa para este semestre é de preços firmes para o milho, puxados pela boa demanda para exportação.

De qualquer maneira, a boa disponibilidade interna na temporada é um fator limitante para as altas. As cotações do milho deverão ficar abaixo do patamar de 2016.

Por fim, com a valorização do milho e a pressão de alta perdendo força no mercado do boi gordo, espera-se que a relação de troca para o pecuarista seja prejudicada nos próximos meses.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário