Nova rota para Santa Catarina receber milho do Paraguai inaugura em fevereiro
A nova rota pela qual o Paraguai irá abastecer o estado de Santa Catarina, no Brasil, com milho, irá iniciar suas operações no dia 9 de fevereiro. Este novo trajeto permitirá que o comércio seja mais fluido e com um menor custo, como destacou a secretaria do estado.
A previsão é que o primeiro caminhão com grãos entre na aduana de cargas de Dionísio Cerqueira na data da inauguração, saindo 8h e chegando 18h em Chapecó, segundo as estimativas.
Com o novo trajeto, o milho sairá do Paraguai, seguirá para a Argentina (passando pela província de Misiones em direção a Bernardo de Irigoyen) e chegará até Dionísio Cerqueira. O custo do frete, desta maneira, terá uma queda de 70%, o que daria mais sustentabilidade para o agronegócio catarinense.
Santa Catarina já importa milho do Paraguai, mas por uma rota maior, que passa por Foz do Iguaçú, com muitas dificuldades aduaneiras que geram custos mais elevados.
O estado possui uma necessidade de importação de 3,5 milhões de toneladas de milho e espera que a nova rota seja benéfica para a produção de suínos e aves da região.
O projeto da nova rota foi analisado ao longo de quatro anos, com vários encontros em 2017 para coordenar as ações.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS
Cotações do milho na B3 operam com pequenos ganhos nesta sexta-feira
Futuros do milho abrem pregão desta sexta-feira levemente negativos em Chicago