Deral reduz previsão de safra de milho do Paraná; eleva a de trigo

Publicado em 28/06/2018 14:37

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Paraná deverá colher 9,4 milhões de toneladas de milho na segunda safra 2017/18, uma queda de mais de 500 mil toneladas na comparação com o levantamento de maio, estimou nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo paranaense.

Com o Estado contabilizando as perdas decorrentes de adversidades climáticas, como a seca, a produtividade média da safra de milho foi prevista em 4,4 toneladas por hectare, ante 4,7 toneladas na estimativa anterior.

Isso deverá deixar a safra do segundo Estado produtor de milho do Brasil bem abaixo do potencial, que era de uma colheita acima de 12 milhões de toneladas.

Na temporada passada, quando o clima foi bastante favorável, o Estado colheu 13,3 milhões de toneladas, com produtividade média acima de 5,5 toneladas/hectare.

Até o início da semana, o Paraná havia colhido 2 por cento da safra de milho da segunda safra.

Pouco menos de um terço da safra foi avaliada pelo Deral como em "boa" condição, enquanto cerca de metade foi vista como "média" e o restante, "ruim".

TRIGO

O Deral, por outro lado, elevou a previsão da safra de trigo do Estado, maior produtor brasileiro do cereal, para 3,36 milhões de toneladas, ante 3,30 milhões na pesquisa de maio.

Segundo o Deral, mais de 80 por cento das lavouras de trigo estão em boas condições.

Se as condições seguirem favoráveis até a colheita, o Estado poderia registrar um aumento de 50 por cento na safra de trigo, ante uma produção quebrada por problemas climáticos no ano passado.

Em 2018, no entanto, a área plantada com trigo deve aumentar 9 por cento, para pouco mais de 1 milhão de hectares.

Até o início da semana, 93 por cento da safra havia sido plantada, segundo o Deral.

(Por Roberto Samora; edição de José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário