Ministro quer Brasil exportando milho para China ainda em 2022

Publicado em 25/07/2022 17:41
Liberação ainda depende de acordo para embarque de certos tipos de transgênicos

Logotipo Notícias Agrícolas

As discussões entre Brasil e China estão abertas para liberar a exportação de milho brasileiro para o país asiático. No último mês de maio, a autoridade alfandegária da China já havia assinado um acordo com o Brasil para permitir essas operações, que ainda demandava acordos para embarques de certos tipos de milho transgênico. 

Apesar de analistas convergirem para a projeção de que essa exportação teria início apenas em 2023, o Ministro da Agricultura do Brasil, Marcos Montes, acredita que possa haver essa liberação ainda no decorrer de 2022. 

Marcos Montes - Ministro da Agricultura
Marcos Montes, Ministro da Agricultura, durante o Global Agribusiness Forum 2022

“O protocolo inicial era da safra seguinte. O que estamos discutindo, foi discutido hoje já, e será discutido nos próximos dias, é se a gente vai poder exportar da safra atual. Exatamente pela grande produção que nós tivemos. E eles querem. Eles já querem imediatamente”, disse Montes a jornalistas em um evento realizado nesta segunda-feira. 

As lideranças da Abramilho, (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), também acreditam no início das transações ainda neste ano. Também neste mês de julho, o presidente da entidade, Cesário Ramalho, havia dito em coletiva que esperava avanço nessas negociações para liberação dos transgênicos que são cultivados no Brasil. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Evidente que não se põe um microfone na mão de um jumento qualquer, precisa ser um de terno e gravata.

    2
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Põe um microfone na mão de um idiota e ele pode falar as asneiras que quiser. É um sistema composto de milhares de jumentos onde há 1 só que fala. E o truque é bem simples, exportar barato para depois vermos o preço explodir quando não há mais produto. Ninguém no Brasil ganha, só os chineses. O ministro colabora, a conab colabora, o USDA colabora, todos unidos para ferrar com o produtor de grãos e com os granjeiros. As indústrias dos amigos sempre tem o dinheiro público para fazer o mata mata ad eternum. E o que a conab vai fazer? Vai ajustar a diminuição da produção ao longo dos meses, quando chegar em setembro do ano que vem ninguém mais lembrará das estimativas e dados consolidados de agora. Contam evidentemente com a ignorancia dos produtores.

    4