Deral indica avanço da colheita do milho no Paraná e destaca problemas de qualidade em parte dos grãos
![]()
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
Para a segunda safra de milho, 29% das lavouras já foram colhidas e o restante das áreas se dividem entre 78% em maturação e 22% em frutificação. Na semana passada, as áreas colhidas eram 16%.
Os técnicos do Deral classificaram ainda 64% dessas áreas como em boas condições, 20% como médias e 16% como ruins.
O relatório do Departamento indica que a colheita do milho avançou com a abertura do tempo, mas segue lenta devido à alta umidade dos grãos em boa parte da semana, apesar da melhora recente.
“As lavouras tardias encontram-se em frutificação e foram prejudicadas pelas geadas, especialmente quando semeadas depois do preconizado pelo zoneamento agrícola, com perdas relevantes sendo recentemente identificadas em algumas regiões. Parte da produção será destinada à silagem, como alternativa de aproveitamento”, destacam os técnicos do Departamento.
O relatório aponta ainda que, “os prejuízos continuam sendo avaliados, mas só poderão ser mensurados com mais exatidão no momento da colheita, visto que o alongamento do ciclo e o atraso na colheita podem agravar os efeitos do frio extremo. Além disso, há preocupação com a qualidade dos grãos, afetada pela umidade elevada e pelo atraso na colheita”.
0 comentário
Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira