Metade das lavouras de milho já foram colhidas na Zona Sul do RS

Publicado em 29/06/2010 08:43
O clima propício dos últimos meses beneficiou o desenvolvimento das lavouras de milho na região Sul do Estado, agora em fase de maturação e colheita. A expectativa é de que a safra seja bastante satisfatória para os produtores. Ao redor de 50% da área com a cultura já foi colhida, sendo que o município de Morro Redondo colheu 85% e a produtividade obtida é de 3.240 quilos por hectare. O preço de comercialização está variando entre R$18,00, em Morro Redondo, a R$ 26,00, em Jaguarão, a saca de 60 quilos.

A colheita do milho, que começou em maio, deve se estender até julho. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Marco Moro, ressalta a importância de os agricultores realizarem a colheita no período adequado, para garantir a produtividade do grão. "Quanto mais tempo o milho fica na lavoura, mais sofre com o ataque do caruncho. Além disso, pode produzir toxinas prejudiciais para a alimentação animal", frisa Moro.

A iniciativa é da Emater/RS-Ascar, Governo do Estado, Embrapa Clima Temperado e Cosulati. A Campanha busca elevar a produtividade média do cultivo do milho na região de 1,7 mil quilos por hectare para 4,8 mil kg/ha, incrementando a produção total sem aumentar a área cultivada. O grão é cultivado em todos os municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Pelotas e em 100% das propriedades com agricultura familiar. A produtividade média da região, entretanto, é inferior à estadual: entre 1990 e 2008 foi de 1.868 kg/ha, 66% da média gaúcha e muito distante da produtividade potencial de 11.100 kg/ha alcançada nas áreas de lavouras demonstrativas da região.

Com a realização da Campanha Colha Mais Milho as instituições pretendem aumentar a produtividade do grão, tornando a cultura viável economicamente, proporcionando alternativa de renda, soberania e segurança alimentar para as famílias rurais, além de elevar os ganhos econômicos dos produtores tradicionais deste cereal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário