Zoneamento para safrinha de milho é ampliado em 10 dias em MS

Publicado em 02/03/2011 07:24
O Ministério da Agricultura atendeu ao pedido do setor produtivo e estendeu o prazo para o plantio de milho da safrinha em Mato Grosso do Sul. Segundo o zoneamento, o plantio deveria ter sido encerrado ontem, 28 de fevereiro, mas poderá ser concluído até 10 de março. A medida se deve às chuvas que atingem a região há 15 dias e impedem os trabalhos.

A ampliação é válida apenas para cultivares do grupo 1 - com intervalo entre emergência e maturação inferior a 120 dias -, e para lavouras com solo tipo 2 - de textura média -, nas quais a diferença entre o porcentual de areia e o de argila seja inferior a 50.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) havia solicitado a mesma condição concedida pelo governo ao Paraná: prorrogação para todo o Estado até 20 de março.

Hoje, Mato Grosso do Sul cultiva apenas 12% da área prevista de 9,8 mil hectares, enquanto a média para o período é de 25%. De acordo com o Ministério da Agricultura, as demais regiões não foram contempladas devido ao alto risco de perdas com o plantio fora da época previsto no zoneamento agroecológico. Com a autorização para estender o plantio, o agricultor segue tendo acesso ao crédito rural e ao seguro rural (Proagro).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
A Crítica de Campo Grande

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário