Milho em 2012: as primeiras previsões do USDA para o Brasil

Publicado em 16/05/2011 10:29
É apenas a primeira projeção das muitas que virão. E que, por exemplo, ainda dependem da avaliação das intenções de um primeiro plantio que não deve começar antes de setembro vindouro. Por isso, não é estranhável que se mantenha, para a produção, projeção de volume similar ao que vem sendo apontado para 2011 – 55 milhões de toneladas. Mas outros indicadores podem, desde já, ser analisados.

Estoque inicial, por exemplo: enquanto por aqui a Conab aponta que 2012 pode ser iniciado com um volume de passagem da ordem de 11,3 milhões de toneladas, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima não mais que 8,69 milhões de toneladas. Dessa forma, se a produção for igual à de 2011, o suprimento previsto será o menor em três anos.

Em relação ao consumo, a previsão é a de que as rações demandarão volume cerca de 4% superior ao do corrente exercício. Mas o USDA mantém “congelado”, pelo terceiro ano consecutivo, o volume destinado a outros usos.

Como resultado, ainda que as exportações do grão recuem perto de 6% e fiquem em 8 milhões de toneladas, o estoque final de milho de 2012 atingirá seu menor nível em cinco anos.
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • jose renato da silva Uberlândia - MG

    Nao terminou de colher a safra verão e nem sabemos o que tem por vir com a segunda safra. No MT por exemplo, já se especula quebra de produção, alguns já falam em 40%. Se isto confirmar, os estoques já serão apertados para a demanda. Se os preços continuarem nos preços atuais ou acima do que está até o plantio da safra 2011/2012, pode esperar que iremos ver mais que as 55 milhões de toneladas apontadas, pois plantará milho até em vaso de flores.

    0