IBP aponta alta de 0,35% do diesel nos postos com maior mistura de biodiesel em 2024

Publicado em 19/12/2023 18:08

Logotipo Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O aumento da mistura do biodiesel no diesel vendido nos postos do Brasil dos atuais 12% para 14%, a partir de março de 2024, conforme decisão do governo nesta terça-feira, poderá elevar os preços do produto nas bombas em pelo menos 0,35%, afirmou em nota Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

O impacto, frisou o IBP, coincidirá ainda com elevação prevista do PIS/Cofins em janeiro e do ICMS em março.

Principal representante do setor de combustíveis no país, o IBP considerou em seus cálculos que o preço do biodiesel está 18% acima do preço do diesel atualmente.

O instituto disse ainda que "podemos esperar um aumento maior", uma vez que "a logística de distribuição do biodiesel é mais complicada, e pode haver um aumento de preço pelo aumento da demanda compulsória".

O aumento da mistura para 14% em março de 2024 foi aprovado nesta terça-feira pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), versus 13% previstos no cronograma anterior do governo, em medida que atende o setor produtivo e que deve impulsionar o processamento de soja.

A mistura atual é de 12%.

A decisão permitirá um aumento de mais de 20% na demanda de biodiesel em 2024, segundo associação do setor.

Mais cedo, o IBP já havia demonstrado em nota "preocupação" com as decisões do CNPE sobre o biodiesel, citando "relevância da previsibilidade e da clareza das regras" antes da definição de tais mudanças.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário