PIB agropecuário cresce 0,4% e desperta críticas do setor

Publicado em 27/03/2015 15:27

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (27) o resultado final do PIB da agropecuária para 2014. O índice registrou alta de 0,4% em comparação com 2013. Considerando-se apenas o quarto trimestre do ano passado, houve avanço de 1,2% na mesma base de comparação e de 1,8% em relação aos mesmos três meses do último ano.

O crescimento foi considerado fraco e reflete a instabilidade política do país e a falta de previsibilidade de investimentos, avalia Gustavo Junqueira, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB). “Sempre se tem a expectativa de que o agronegócio brasileiro vai ‘salvar a lavoura’ na economia, mas o setor ficou mais cauteloso neste ano e reduziu os investimentos”, afirmou. “Se compararmos com o ano de 2013, quando o agronegócio cresceu 7%, podemos falar até mesmo em estagnação”.

Para o ano de 2015, a expectativa de Junqueira é de que o desempenho tímido se repita. Segundo ele, o setor tem duas grandes preocupações neste ano, o possível corte nos investimentos do governo e o aumento das taxas de juros. “A ministra da Agricultura Kátia Abreu tem afirmado que vai conseguir pelo menos manter o Plano Safra no mesmo nível do ano passado, mas minha percepção é de que isso não deve se materializar”. Além disso, ontem, o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) teve elevada de 4,5% para 7,5% ao ano a taxa de financiamento.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário