Discussão sobre Plano Safra 2015/16 se volta agora às taxas de juros

Publicado em 12/05/2015 11:04

LOGO REUTERS (16408)

BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - A discussão sobre a disponibilidade de recursos para o Plano Safra 2015/2016 está "pacificada" no governo, afirmou nesta terça-feira o secretário de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, André Nassar, acrescentando que o debate se volta agora às taxas de juros e outros pontos específicos.

"Tem vários detalhes. Por exemplo: limite para produtor vai subir ou não vai subir?", disse Nassar a jornalistas após divulgação da nova previsão de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ele também citou outros tópicos a serem contemplados no plano, como customização de programas específicos, boas práticas para a pecuária e aprimoramento de programas de investimento.

"Tem vários pontos para serem negociados, mas é questão de tirar um dia, os ministros sentarem e tomarem as decisões sobre o que tem que ser tomado. Então o Plano Safra está pronto para ser anunciado, mas tem que ser anunciado da forma correta", afirmou Nassar.

Segundo ele, ainda não foi definida uma data para a divulgação. A princípio, o ministério havia dito que isso ocorreria em 19 de maio, mas houve recuo mais cedo neste mês, atribuído pelo governo à visita do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que estará no país no dia.

No fim de abril, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, sinalizou que o Plano Safra 2015/16 não deverá sofrer cortes nos volumes de financiamentos ofertados para custeio agrícola, ao passo que os juros médios deverão subir.

O Plano Safra 2014/15 teve recursos para financiamentos de mais de 156 bilhões de reais, com taxa de juros média de 6,5 por cento ao ano.

 

SAFRA 14/15

Nesta terça, a Conab estimou que a produção brasileira de grãos 2014/15 será de 202,2 milhões de toneladas, um acréscimo de 4,4 por cento sobre a safra anterior.

A previsão da Conab para a safra de soja foi elevada para um recorde de 95,1 milhões de toneladas, ante 94,3 milhões de toneladas na projeção de abril.

Com a colheita da oleaginosa na fase final, a Conab vê um aumento de 10,4 por cento na produção em relação à temporada anterior, com as lavouras sendo beneficiadas por um tempo favorável de uma maneira geral. Além disso, produtores elevaram em 4,6 por cento a área plantada em 14/15 ante 13/14.

Já a safra total de milho do Brasil 14/15 foi prevista em 78,6 milhões de toneladas, ante 79 milhões na previsão de abril, com a Conab reduzindo a projeção para a segunda safra do cereal para 47,9 milhões de toneladas, ante 48,7 milhões no mês passado.

Na temporada anterior, a produção total de milho do país somou pouco mais de 80 milhões de toneladas.

Já a safra de trigo, cujo plantio está começando, pode atingir históricas 7 milhões de toneladas, segundo a Conab, ante 6 milhões na colheita do ano passado.

A previsão para a safra 14/15 de algodão em pluma, por sua vez, foi mantida em 1,5 milhão de tonelada, contra 1,73 milhão na temporada anterior.

Durante apresentação, o secretário de Política Agrícola classificou a safra 2014/15 como "normal", num cenário de preços que não chegam a ser nem muito altos nem muito baixos.

"É um resultado muito importante num momento de ajuste de preço internacional, um ajuste de câmbio. Uma coisa sempre anda junto com a outra", afirmou Nassar.

Para ele, essa condição de preço da safra atual deve se repetir nos próximos dois anos.

 

(Por Marcela Ayres e Roberto Samora)

 

Veja também reportagem do Zero Hora : Anúncio do Plano Safra 2015/16 deve ser feito só em junho

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário