Comissão sobre alterações à Lei de Cultivares pode votar parecer na terça-feira (5)

Publicado em 04/07/2016 07:39

A comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar mudanças na Lei de Proteção de Cultivares (Lei 9.456/97) se reúne na próxima terça-feira (5) para discutir e votar o parecer do relator, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).

Cultivar é uma variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal, que apresente claramente características que o distingam de plantas semelhantes da mesma espécie já conhecidas. Também precisa se manter estável em gerações sucessivas.

Adiamento

Na reunião do dia 14 de junho, os deputados Valdir Colatto (PMDB-SC) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) pediram vista por cinco sessões, e a votação do relatório final foi transferida para o início de julho. 

O relator da proposta, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), ouviu sugestões do Ministério da Agricultura e apresentou um novo substitutivo ao Projeto de Lei 827/15, em que já incluiu mudanças fruto dessas discussões, e disse que poderia mudar ainda mais o texto final se necessário. Assim, o parecer será discutido novamente nesta terça-feira e poderá ser votado.

A principal mudança do substitutivo é a proibição de que o produtor agrícola venda a cultivar ou o alimento por ela produzido. A legislação atual permite que o agricultor possa, por exemplo, guardar parte das sementes da colheita e replantá-las, vendê-las ou realizar pesquisa de melhoramento genético.

A reunião da comissão especial ocorrerá às 14h30, no plenário 6.

Veja mais:

>> Alteração na Lei de cultivares gera aumento de custo com royalties sem garantir fim de cobrança pela biotecnologia na semente salva

>> Produtores rurais fazem propostas para alterações na lei de cultivares. Atual relatório pode encarecer royalties

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário