Comissão sobre alterações à Lei de Cultivares pode votar parecer na terça-feira (5)
A comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar mudanças na Lei de Proteção de Cultivares (Lei 9.456/97) se reúne na próxima terça-feira (5) para discutir e votar o parecer do relator, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).
Cultivar é uma variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal, que apresente claramente características que o distingam de plantas semelhantes da mesma espécie já conhecidas. Também precisa se manter estável em gerações sucessivas.
Adiamento
Na reunião do dia 14 de junho, os deputados Valdir Colatto (PMDB-SC) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) pediram vista por cinco sessões, e a votação do relatório final foi transferida para o início de julho.
O relator da proposta, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), ouviu sugestões do Ministério da Agricultura e apresentou um novo substitutivo ao Projeto de Lei 827/15, em que já incluiu mudanças fruto dessas discussões, e disse que poderia mudar ainda mais o texto final se necessário. Assim, o parecer será discutido novamente nesta terça-feira e poderá ser votado.
A principal mudança do substitutivo é a proibição de que o produtor agrícola venda a cultivar ou o alimento por ela produzido. A legislação atual permite que o agricultor possa, por exemplo, guardar parte das sementes da colheita e replantá-las, vendê-las ou realizar pesquisa de melhoramento genético.
A reunião da comissão especial ocorrerá às 14h30, no plenário 6.
Veja mais:
0 comentário
Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais