Agricultura aprova desconto de 40% em operações do Pronaf entre 2012 e 2017
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou nesta quarta-feira (21) projeto de lei que concede desconto de 40% na liquidação das operações de crédito rural operações contratadas entre 2012 e 2017 no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A possibilidade de rebate ficará à disposição do produtor por até 180 dias após a publicação da lei. O texto aprovado (PL 10622/18) determina ainda que os bancos deverão apresentar ao Tesouro Nacional os dados das operações liquidadas até 360 dias após a publicação da lei.
O texto altera a Lei 13.606/18, que instituiu o Programa de Regularização Tributária Rural (PRR). A proposta é de autoria da comissão externa que analisou o endividamento dos produtores rurais brasileiros, e foi redigida pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), coordenador do colegiado, e o ex-deputado Carlos Melles (MG).
Emenda
O relator do projeto na comissão, deputado Zé Silva (SOLIDARIEDADE-MG), apresentou uma emenda para alterar a datas finais de concessão do desconto e de apresentação das operações liquidadas pelos bancos, previstas inicialmente na proposta para, respectivamente, 30 de junho de 2019 e 27 de dezembro de 2019.
Silva destacou a importância do projeto. “A medida proposta vem em boa hora e permitirá recuperar a capacidade financeira dos pequenos agricultores, dando condições de retomarem os níveis de produção e a geração de emprego e renda.”
Tramitação
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, nas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
1 comentário
Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais
Daniel Silva Peabiru - PR
E como ficam os milhares de agricultores enquadrados no PRONAF que quitaram, na data de vencimento, todas as suas dívidas nesse período? A reportagem falha em não abordar essa questão.