Financeiro: Incertezas na Europa limitam recuperação do mercado

Publicado em 13/12/2011 08:33
A Europa ainda deve percorrer um longo caminho até encontrar uma solução concreta e duradoura para a crise que assola o continente. As incertezas ainda limitam qualquer tentativa de recuperação ensaiada por importantes economias europeias, que já sofrem com a ameaça de rebaixamento de sua nota de crédito por parte de agências de classificação como a Moody's, a Standard & Poor's e a Fitch. Nem mesmo a atuação do Banco Central Europeu no mercado secundário está sendo capaz de  sustentar uma reação mais firme, como informa uma notícia da Veja nesta terça-feira.

Hoje, portanto, os negócios ao redor do mundo não registram um dia positivo. Como noticiou a Reuters, na Ásia, as bolsas de valores dos principais países recuaram diante dessa ameaça de rebaixamento do rating de importantes nações da União Europeia.

"Embora houvesse esperança de que a Europa iria se estabilizar após a cúpula da semana passada, estamos vendo nova incerteza, com a Moody's, a Standard & Poor's e a Fitch alertando sobre a Europa", disse Hiroichi Nishi, gerente de ações da SMBC Nikko Securities, em Tóquio.

Na Europa, as bolsas operam estáveis nesta terça-feira. Ainda segundo a Reuters, o rebaixamento também preocupa os negócios bem como uma pressão de ações dos bancos.

Federal Reserve - Hoje, o Federeal Reserve também faz anúncios sobre a economia norte-americana. A instituição, porém, não deve trazer grandes mudanças ou mesmo novas medidas de estímulo a economia. A expectativa também tem alguma influência nos mercado nesta terça-feira.

Abaixo, você confere uma seleção com alguns destaques de importantes veículos de comunicação sobre o andamento da economia mundial hoje. Clique nos títulos e leia as notícias na íntegra:

>> Na Veja: Bolsas europeias buscam recuperação, mas apreensão com Europa limita melhora

Os mercados financeiros globais tentavam ensaiar uma melhora nesta terça-feira, mas preocupações sobre o longo caminho que a Europa ainda precisa percorrer para resolver a crise de dívida soberana limitavam a recuperação. O risco de rebaixamento do rating de países da região era mais um componente desfavorável.

>> No Estadão: Bolsas da Ásia sofrem com acordo europeu ‘insuficiente’

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta terça-feira. A maioria dos mercados da região acabou influenciada pelos relatórios de agências de classificação de risco, que consideraram "insuficiente" o acordo fechado na sexta-feira passada pela União Europeia para tentar salvar o euro.

>> No G1: Ameaça de rebaixamentos na Europa faz bolsas asiáticas caírem

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira (13), com investidores assustados pela possibilidade de rebaixamentos em massa nos ratings soberanos da zona do euro, depois que o resultado da cúpula da União Europeia (UE) não conseguiu convencer os mercados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário