Suiá Missu: Desocupação no MT tem conflito e feridos
Publicado em 10/12/2012 15:33
e atualizado em 10/12/2012 19:10
Os produtores, alguns residentes na região há mais de 3 décadas, já anunciaram que preferem morrer a saída do local. O clima segue sob tensão.
Logo na primeira investida para desocupação da área indígena em São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista, nesta segunda à tarde, houve confronto entre moradores, que resistem, e homens da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança e da Polícia Rodoviária Federal. O conflito se deu dentro da fazenda de Posto da Mata, a primeira que deve ser desobstruída.
Neste momento, há muita confusão. Algumas pessoas já estão feridas. Os produtores, alguns residentes na região há mais de 3 décadas, já anunciaram que preferem morrer a saída do local. O clima segue sob tensão.
Veja algumas fotos do conflito de Jardel Patrício Arruda na página do RD News:
Veja a notícia na íntegra no site do
No Expresso MT: Desocupação de terra indígena tem confronto entre polícia e produtores
Um grupo de produtores rurais e policiais se envolveram em um confronto nesta segunda-feira (10) em Alto Boa Vista, a 1.064 km de Cuiabá. O incidente foi o primeiro desde que fora iniciada a operação para retirada dos ocupantes não índios da reserva Marãiwatsédé, no nordeste do estado, reconhecida como de propriedade dos índios xavantes. Uma agricultora passou mal durante a manifestação e desmaiou. Um policial da Força Nacional de Segurança ficou ferido.
Veja a notícia na íntegra no site do Expresso MT.
No Olhar Direto: Moradores cumprem promessa e entram em duro confronto com policiais em Suiá Missú
Dito e feito. Os moradores do distrito de Estrela do Araguaia entraram em um intenso confronto com a Força Nacional e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no início da tarde desta segunda-feira (10) para defender o primeiro fazendeiro que estava sendo alvo da desintrusão. A “guerra” foi travada com pedras e armamento não-letal. Manifestantes e policiais acabaram feridos.
Veja a notícia na íntegra no site do Olhar Direto.
Na Agência da Notícia: Desintrusão da Suiá Missu começa com tiroteio, produtores são atingidos
A primeira propriedade vistoriada pela Força Nacional na Operação da desocupação dos 165 mil hectares da Suiá Missu começou na fazenda Jordão de propriedade de Antonio Manedi Jordão popular Alemão de 64 anos, os policias chegaram por volta das 11:15 hs da manhã e cerca de 30 agentes entraram na propriedade, a reportagem do Portal Agência da Notícia que estava na frente da fazenda não pôde entrar.
Veja a notícia na íntegra no site da
No G1: Começa desocupação da reserva indígena Suiá-Missú no MT nesta segunda-feira
Temendo pela própria vida, um dos maiores defensores do povo Xavante de Mato Grosso, o bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 84 anos, foi forçado a deixar a casa em que vive na cidade de São Félix do Araguaia, a 1.159 quilômetros de Cuiabá, por conta da retirada das famílias de posseiros da Terra Indígena de Marãiwatsédé, que deve ser entregue gradualmente aos índios da etnia a partir desta segunda-feira (10).
Veja a notícia na íntegra no site do G1 MT.
No Estadão: Bispo é ameaçado e cresce tensão na terra indígena Marãiwatsédé (MT)
Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), está ocorrendo nesta segunda-feira, 10, a retirada de fazendeiros e posseiros da Terra Indígena Marãiwatsédé, no Mato Grosso. Pessoas e entidades que defendem a devolução das terras aos xavantes estão sob ameaças constantes, entre elas o bispo dom Pedro Casaldáliga, do município São Félix do Araguaia. Reconhecido por defender os xavantes, ele foi retirado este fim de semana da cidade devido às ameaças de morte e escoltado pela Polícia Federal (PF) até Brasília. O clima é de tensão e a PF informou que o risco de um confronto está sendo analisado pelas autoridades com cuidado.
Veja a notícia na íntegra no site do Estadão.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
RD News + G1 MT + Estadão
13 comentários
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
Divino César Henrique Lopes Barra do Garças - MT
Marcos Possenti, eu respeito o seu comentário mas isso não e argumento, tente ver o passado destas terras e verá que ela está por trás de muito esquemas, grilagem, etc. Eu sei que até vc se for comprar umas terras ou até mesmo lutar por elas, vc lógico vai ver a procedência dela ou não, será que é do tipo que entra e invade espero que não meu Caro Colega, por trás disso sempre existe algum grande querendo abocanhar um bom pedaço do bolo ! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
marcos possenti melnek Foz do Iguaçu - PR
Eitao todos devein deixar suas propiedades pois todo teritorio brasileiro era abitado x indio eitao x voce ceu divino nao comesa colaborado doando sua propiedade para eles vai para a vera da estra de baixo d uma lona depois de 40 anos de trabalho o voce ganho. Dos indios
Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS
Essa ministra Gleisy Hoffmann é tão sem vergonha quanto todo o governo do PT, pois tudo é IDEOLOGICO é coisa de COMUNISTAS, pois isso não é para indigenas, é EXPROPRIAÇãO de terras que veremos muitas vezes mais. Como que o governo vai impedir algo que é proposto por ele e que passa para o povo que são ONGs(mentira. Quem está mandando o exército, Pf, e Força Nacional para lá???
E a igreja católica onde fica com o CIMI(conselho comunista)???Divino César Henrique Lopes Barra do Garças - MT
nao sei por que dizem tanto sobre isso, essas terras sempre foram dos indios. É um direito deles, por começar pela nome da área que eh indigena. Pessoas mediocres, deixem os indios em paz. Indios na verdade pra voces sao uma parte da socidade marginalizada não e. Respeitem !!
Oneida Fátima Munaro Matupá - MT
Que pena a operação de desocupação da área Suiá Missu em São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista. Entendemos que a constituição Brasileira defende o Brasil em um todo, pois somos todos brasileiros e filhos desta terra, é inadmissível o que esta acontecendo são seis mil habitantes que estão lá a 20, 30, 40 anos construíram suas vidas criaram seus filhos e hoje já velhos são obrigados a deixar as suas terras e tudo o que construíram por causa de 300 habitantes também brasileiros mais com uma diferença “ A COR A RAÇA” como pode um pais tratar assim seus filhos com violênçia e racismo? Estamos assustados e ofendidos será que lá nesta área não cabe 6.300 habitantes? Porque o povo indígena é tratado como brasileiros e nós que só conhecemos o Brasil pois aqui nascemos e vivemos somos tratado como impostor, não será este um modo errado de entender as leis brasileiras? Que segurança o nosso Brasil nos oferece? O Mato Grosso não pode aceitar isto.
Emanuel Geraldo C. de Oliveira Imperatriz - MA
> Quando os policiais sairem , voces voltam ...tantas vezes quanto forem necessrio...eles desistirão. E pensar que irão acontecer centenas de conflitos desse no Brasil do STF que desde março de 2009 nunca vinculou as 19 condições que ele mesmo criou e que resolveriam muitos desses conflitos!!!
roberto carlos maurer Almirante Tamandaré do Sul - RS
Por mais de uma vez já disse que não sou contra os indios mais porque tanta terra, porque em beneficios de uns poucos temos de sacrificar outros tantos se estes politicos de merda descem um basta, pois é só mudar a lei mais isto eles não o fazem; um dia o povo vai dar um basta politicos roubam e nada acontece,ministros os defendem, sequestram nossos bens, cobram nos altos impostos a igreja junto com o alto clero nos de fama e nos impoem um alto sacrificio e o povo, bom nós pagamos e sofremos.Estamos voltando a idade média erá dá guilhotina???
roberto carlos maurer Almirante Tamandaré do Sul - RS
lutem não se entreguem precisamos mostrar ao mundo que para manter 150 indios precisamos levar centenas de pessoas a total miséria.É nesta hora que me envergonho de ser brasileiro.
Carlos Marcio guapo Campo Florido - MG
Estes sim são os verdadeiros homens do campo, resitam, lutem por suas terras e familias. Este bispo e as igrejas ´são ricas, vivem do melhor.
Voceis vão conseguir, resistam. Luttem contra esta cambade de vagabundos que só querem roubar.E Deus lhe abeçoemEdison tarcisio holz Terra Roxa - PR
resistan ai no araguaya mostren a sua força
Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR
vamos ajudar estes agricultores primeiro e enfrentar estes bispos da igreja danto uma sura em p
raça publica depois enfrentado os padres que não estão semeando a paz porque eles tem muitas propriedades e devem doalas aos indios sera que farão isto ou vão continuar trazendo indios do paraguay que os alogem em suas terrasDina rezende Vila rica - MT
AUTOR DO CONFLITO BA REGIAO DO SUIAMISSU : gilberto luis rezende : AUTOR DE VENDAS DE TERRAS IRREGULAR NO SUIAMISSU. E sendo financiado pelo entao turco da cidade de rondonopolis, bidu zaher, foram muitos as vitimas desta quadrilha; sorte que o dinheiro q eles arrecadaram, vao ser o bastante para cobrir os prejuizos dos produtores , que tiveram com eles.
Dina rezende Vila rica - MT
ESTA HISTORIA COMEÇA LA ATRAS, COM SEU GILBERTINHO acompanhado do nego naldo, papeleiro ademir, miguelzinho, financiado pelo bidu zaher- que em momento de lenda dos moradores de rondonopolis, deu varias camionetes aos caciques das tribos , silverados estas todas sem placas, sendo assistido por boa parte das pessoas que moram naquela cidade. SABENDO QUE Destes automoveis chevrolet iriam iludibriar os indios na época. Hoje vem atona a verdade JUSTIÇA . Ministerio publico governo federal , policia federal deram fim , a esta verdade quadrilha que ganhava a vida vendendo papeis falsos para pessoas de bem, e so falta agora botar a mao na quadrilha inteira sequestrar os bens e repartir com as familias lesadas...