Mapa apoia a estruturação de cooperativas de pequenos produtores

Publicado em 29/04/2013 08:11 271 exibições
Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciaram nesta sexta-feira, dia 26 de abril, a assinatura de três convênios no valor total de R$ 1,3 milhão, que serão direcionados para capacitação em cooperativismo. O anuncio foi feito durante participação na Assembléia Geral das cooperativas de crédito para Agricultura Familiar em Francisco Beltrão, no Paraná.

Em 2012, o Mapa abriu duas chamadas públicas para selecionar entidades interessadas em desenvolver projetos de capacitação em associativismo rural e cooperativismo. Foram assinados convênios com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Brasil (Arcafar Sul), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Famíliar e Economia Solidária do Estado do Paraná (Unicafes/PR).

“Os convênios servem para estimular a formação de jovens em cooperativismo e para estruturação das cooperativas de pequenos produtores”, explicou o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop/Mapa), Erikson Chandoha, durante o evento em Francisco Beltrão.

Segundo Chandoha, com a capacitação, o agricultor terá a oportunidade de aprimorar a administração das atividades do campo. “As cooperativas precisam de pessoas mais capacitadas, o que ampliará o acesso do pequeno agricultor ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é fortalecer a agricultura familiar para promover a inclusão social e econômica no campo”, salientou o diretor do Denacoop.

Para o secretário de Desenvolvimento e Cooperativismo (SDC/Mapa), Caio Rocha, é importante capacitar as cooperativas e qualificá-las para o mercado consumidor. “As cooperativas precisam ter mais acesso ao PAA, bem como aos créditos do Plano Safra, que determinam as políticas da agroindústria brasileira”, disse.

Fonte:
Mapa

0 comentário