Febraban estima crescimento de 2,4% no PIB este ano

Publicado em 13/09/2013 08:40

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) deverá crescer 2,4% este ano, motivado, principalmente, pelo setor agropecuário, de acordo com a pesquisa Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado, concluída na última terça-feira (10). Uma previsão mais otimista que os 2,2% estimados na pesquisa de julho.

A pesquisa da Febraban mostra também que o crédito segue em bom ritmo, e deve chegar ao final do ano com crescimento em torno de 15%, além de o setor projetar recuo da taxa de inadimplência. Os banqueiros esperam altas de 18% no crédito direcionado e de 12,9% nos créditos com recursos livres.

De acordo com a Febraban, a taxa de inadimplência deve chegar ao fim do ano beirando 5%, posição um pouco melhor que os 5,3% calculados no levantamento anterior, e mais favorável ainda em relação aos 5,8% de 2012. O setor espera que a taxa de inadimplência se mantenha no nível de 5% no ano que vem.

Em relação ao crédito com recursos livres, vale observar a expectativa quanto a um desempenho mais uniforme em comparação a 2012, com ligeira acomodação no segmento de pessoa jurídica (+14,4%) e aumento para pessoa física (+12%). Neste caso, em decorrência da recuperação observada no financiamento de veículos, após estagnação em 2012.

Quanto à inflação anual, a pesquisa aponta ligeira alta (de 5,8% para 5,9%) no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2013. Os analistas financeiros também preveem ajuste total maior para a taxa de juros básicos (Selic) em 9,75% ainda este ano, e 96,3% dos consultados acreditam em nova elevação, dos atuais 9% para 9,50% ao ano, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), nos dias 8 e 9 de outubro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário