Argentina diz que credores estão dispostos a trocar dívida

Publicado em 05/09/2014 15:49
País busca contornar ordem judicial norte-americana e briga por pagamento da dívida fora dos Estados Unidos para dar fim ao calote

O governo argentino disse nesta sexta-feira que "muitos" credores se mostraram dispostos a participar de uma troca de dívida externa por doméstica, que busca contornar uma ordem judicial nos Estados Unidos que levou o país latino-americano ao seu segundo calote em pouco mais de uma década.

A Argentina chegou a depositar 539 milhões de dólares aos credores que aceitaram a reestruturação da dívida em 2005 e em 2010. O juiz norte-americano Thomas Griesa, no entanto, ordenou o bloqueio do pagamento para pressionar o país a cumprir suas obrigação com todos os credores, incluindo os chamados fundos abutres, que são aqueles que não aceitaram a reestruturação da dívida após o primeiro calote, no início dos anos 2000. O valor total da dívida chega a 1,33 bilhão de dólares.

A presidente Cristina Kirchner sugere transferir a sede do pagamento da dívida do Bank of New York (BoNY) para Buenos Aires, Paris ou outro lugar escolhido pelos credores, com o objetivo de pôr fim ao calote. O projeto foi aprovado na quinta-feira pelo Senado e será discutido na próxima semana na Câmara dos Deputados argentina.

"Respeito a dúvida e a opinião de muitos credores, que também têm manifestado publicamente vontade de participar do sistema de pagamento proposto pela Argentina na lei de pagamento soberano", disse o chefe de gabinete, Jorge Capitanich. Ele não deu detalhes sobre os credores que estariam dispostos a participar da troca ou a cobrar os juros dos títulos argentinos em Buenos Aires ou na França.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário