Dólar cai quase 1% e vai a R$2,38 após BC ampliar atuação no câmbio

Publicado em 24/09/2014 17:25

LOGO REUTERS (16408)

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda nesta quarta-feira, com o aumento da atuação do Banco Central no câmbio levando a cotação no mercado futuro a recuar abaixo de um nível técnico importante, desencadeando operações automáticas de venda da divisa norte-americana.

O BC anunciou na terça-feira, após o dólar fechar acima de 2,40 reais pela primeira vez em sete meses, o aumento da rolagem dos contratos de swap cambial, que equivalem a uma venda futura de dólar, que vencem em primeiro de outubro.

Na visão de analistas, a medida do BC deve evitar que a moeda continue subindo no mesmo ritmo das últimas semanas, mas não é suficiente para impor uma trajetória de queda mais consistente, já que incertezas eleitorais e internacionais devem continuar pesando sobre o mercado brasileiro.

O dólar encerrou nesta quarta-feira em queda de 0,98 por cento, a 2,3835 reais na venda. No mês, o dólar acumula alta de 6,45 por cento. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro do mercado à vista ficou em torno de 1 bilhão de dólares.

"Está dado o recado: o BC não quer que o dólar suba mais", disse o tesoureiro-chefe do banco Daycoval, Gustavo Godoy, acrescentando que a moeda norte-americana deve continuar rondando o patamar de 2,40 reais, a menos que as pesquisas eleitorais surpreendam.

O BC vendeu nesta manhã a oferta ampliada de 15 mil swaps para rolar os contratos que vencem em 1º de outubro, mais que o dobro do volume que vinha colocando até então, de 6 mil swaps por dia. Ao todo, o BC já rolou o cerca de 64 por cento do lote total, que corresponde a 6,677 bilhões de dólares. Se mantiver a oferta de 15 mil contratos por dia até dia 29, e vender tudo, o BC rolará quase 100 por cento do lote.

Nesta manhã, o BC também deu continuidade às intervenções diárias no mercado de câmbio, vendendo a oferta total de até 4 mil swaps, com volume equivalente a 197,6 milhões de dólares. Foram vendidos 1 mil contratos para 1º de junho e 3 mil para 1º de setembro de 2015.

"Quer seja a intenção do BC ou não, sua política de intervenções levou o real a ser negociado em 'zonas' bem definidas, a mais recente sendo aproximadamente 2,20 a 2,30 (reais). Essa última intervenção, se bem-sucedida, parece estar preparando uma zona de 2,30 a 2,40 reais", escreveu o diretor de pesquisa para mercados emergentes do Nomura, Tony Volpon, em relatório.

Operadores entendem que o BC está preocupado com o impacto sobre a inflação da recente escalada do dólar sobre o real, que tem tido como pano de fundo pesquisas eleitorais mostrando Dilma Rousseff, alvo de críticas do mercado pela condução da política econômica, ganhando terreno sobre a rival Marina Silva (PSB).

Esse cenário foi reforçado pelas pesquisas Ibope e Vox Populi divulgadas na véspera. Pelo primeiro levantamento, Dilma oscilou 1 ponto para cima, foi a 41 por cento e empatou com Marina, que oscilou 2 pontos para baixo.

"Está tudo em cima de expectativas sobre as eleições e, neste momento, essas expectativas são favoráveis à alta do dólar", afirmou o superintendente de câmbio da corretora Advanced, Reginaldo Siaca.

Por isso, o dólar passou boa parte do pregão alternando entre leves altas e baixas, puxado de um lado por incertezas eleitorais e, do outro, pela ação do BC. Mas a divisa firmou-se em queda na última hora do pregão, após o contrato de dólar para outubro cair abaixo de 2,40 reais.

Segundo operadores, o movimento desencadeou uma série de ordens de zeragem de posição com o objetivo de reduzir perdas ("stop-loss"), o que levou a divisa a ampliar as perdas também no mercado à vista, com forte volume de negócios. Cerca de um quinto dos contratos futuros de dólar negociados neste pregão foram transacionados entre 15h51, quando o contrato rompeu o suporte técnico, e o fechamento, às 17h30.

"(O dólar futuro) rompeu os 2,40 reais e foi que foi. Foi um furor de origem técnica", disse o operador de derivativos de um importante banco nacional.

O primeiro contrato futuro de dólar fechou cotado a 2,3865 reais, em queda de 1,26 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário