Minério de ferro recua na semana para perto de mínima de mais de 5 anos

Publicado em 12/12/2014 14:06

LOGO REUTERS (16408)

Por Manolo Serapio Jr

CINGAPURA (Reuters) - O preço do minério de minério de ferro caiu mais um pouco em direção ao seu menor nível desde junho de 2009, com um excesso continuando a exercer pressão sobre o mercado, registrando uma queda de cerca de 4 por cento em relação ao valor de sexta-feira da semana passada.

O aumento da produção de minério de ferro de grandes mineradoras de baixo custo, como a BHP, Rio Tinto e Vale, elevou a oferta global da commodity em um momento de crescimento econômico mais lento na China.

A mineradora BHP Billiton, terceira produtora global de minério de ferro, espera que o crescimento do consumo de aço na China possa desacelerar para até meio por cento em 2015, ante cerca de 1,5 por cento este ano.

O Índice de referência do minério de ferro com 62 por cento de ferro para entrega imediata no porto de Tianjin, da China, caiu mais 10 centavos de dólar nesta sexta-feira, para 68,70 dólares a tonelada, bem perto da mínima de cinco anos e meio, de 68 dólares, atingida no final de novembro, de acordo com dados compilados pela Steel Index <.IO62-CNI = SI>.

O minério de ferro caiu quase 50 por cento este ano, superando as perdas nos preços do petróleo, um mercado também duramente atingido por excesso de oferta.

O presidente-executivo da trading e mineradora Glencore, Ivan Glasenberg, disse na quarta-feira que os preços estão mais baixos, especialmente de minério de ferro e petróleo, muito mais em função do excesso de oferta do que demanda fraca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário