Ministro Cardozo é convidado a depor em CPI do HSBC

Publicado em 26/03/2015 17:15 e atualizado em 26/03/2015 18:16

LOGO REUTERS (16408)

SÃO PAULO (Reuters) - A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as contas secretas no banco HSBC na Suíça aprovou, nesta quinta-feira, requerimento de convite ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para prestar depoimento à comissão.

O requerimento, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), defende o convite a Cardozo para que ele preste "esclarecimentos sobre as providências tomadas pelo governo brasileiro referentes ao caso SwissLeaks, como está sendo chamado o caso de vazamento de informações sobre contas secretas em uma agência do HSBC em Genebra.

O ministro afirmou que comparecerá à comissão no Congresso.

"Irei sempre que for convidado às comissões ou ao plenário. É um dever do governante prestar contas e informações ao Poder Legislativo”, disse Cardozo a jornalistas no Rio de Janeiro.

Nos dados vazados, foram encontradas contas secretas abertas nos nomes de 8.667 cidadãos brasileiros, nas quais havia saldo de 7 bilhões de dólares.

Segundo o ministro, já foram solicitadas informações à França para onde forma enviados os dados que saíram da Suíça. Após o recebimento, serão encaminhados à Polícia Federal e à Receita Federal para verificar se as declarações de rendimentos dessas pessoas são legais.

"No caso de ilegalidade, haverá uma parte que será investigada pela Receita Federal devido aos delitos fazendários e outra parte criminal, que poderia envolver crimes de lavagem de dinheiro e evasão de receita”, disse o ministro.

O requerimento, aprovado nesta quinta-feira na CPI, diz que o vazamento, conhecido como SwissLeaks, indica a possibilidade de que entre as movimentações financeiras "estejam relacionadas à evasão fiscal, à corrupção, ao tráfico de drogas e de armas, entre outros crimes".

(Por Eduardo Simões, com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário